Agricultores de Campos atentos à chamada pública do Exército para compra de alimentos

Equipes do Programa Casa do Produtor Rural, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, se reuniram com representantes da instituição para auxiliar na definição da lista de produtos a serem adquiridos

Agricultores e empreendedores familiares rurais de Campos ganharam mais uma oportunidade de comercializar a produção. A 2ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro, em Campos, está promovendo novo chamamento público para a compra de alimentos da Agricultura Familiar. Equipes do Programa Casa do Produtor Rural, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, se reuniram com representantes da instituição para auxiliar na definição da lista de produtos a serem adquiridos, a fim de que o edital prestigiasse, ao máximo, alimentos cultivados no município e região, favorecendo a participação de produtores locais.
O cadastro para a Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com dispensa de licitação, foi aberto na última sexta-feira (29) e segue até o dia 20 de outubro, prazo final para os interessados apresentarem os documentos para habilitação e a proposta de venda na Seção de Aquisições, Licitações e Contratos (SALC) da 2ª Companhia de Infantaria, na Avenida Deputado Bartolomeu Lizandro, nº 1184, Guarus, às 8h. O edital da chamada pública pode ser conferido AQUI.
Interessados em fornecer alimentos para o Exército também podem buscar a Casa do Produtor Rural, na Secretaria de Agricultura (Avenida Presidente Vargas, 180, Pecuária), para obterem orientação na confecção da proposta de venda.
“Nos reunimos com representantes da 2 Cia. para passar informações sobre a produção da Agricultura Familiar em Campos e sugerir a inclusão de alguns produtos, como a farinha, ou a substituição de alguns itens por alimentos que já temos no município, como, por exemplo, a troca das frutas maçã e morango, que ainda não temos produção aqui, por frutas tropicais, como abacaxi e banana. A secretaria vem prestando assistência técnica a produtores e agricultores familiares, incentivando a diversificação da agricultura, de forma que todos possam participar de compras públicas, tendo mais uma forma de comercialização e escoamento de suas produções”, conta o secretário Almy Júnior, lembrando que a Prefeitura também auxilia os agricultores familiares na hora do fornecimento, cedendo o caminhão do Alimenta Brasil e equipe da secretaria para acompanhar o transporte e entrega dos produtos.
A Seção de Aquisições, Licitações e Contratos (SALC) da 2ª Cia. do Exército em Campos afirma que o objetivo da compra é promover a aquisição “de alimentos produzidos pela agricultura familiar e uma alimentação mais saudável, pois a oferta dos alimentos está mais perto dos consumidores locais, permitindo que os produtos sejam frescos, diversificados, de qualidade e adequados ao hábito alimentar da região de Campos dos Goytacazes, respeitando também as tradições culturais da população deste município”.
Com a compra, conforme a SALC, “todos se beneficiam: o agricultor familiar qualifica sua produção de alimentos para atender às exigências do mercado consumidor local e abre um novo canal de comercialização da produção”. Dessa a forma, “a 2ª Companhia de Infantaria utiliza seu poder de compra para aquecer a economia do município, contribuir com a inclusão social e produtiva dos agricultores e agricultoras familiares, além de ter os processos de aquisição de alimentos facilitados e promover a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, com os militares recebendo uma alimentação saudável, mais rica nutricionalmente e mais adequada às suas necessidades”.
A Secretaria de Agricultura de Campos disponibilizou os telefones (22) 98175-0886 e (22) 98126-5475 e os e-mails agricultura@campos.rj.gov.br e agricultura.cg@gmail.com para atendimento aos interessados. O órgão também alerta que não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou documentos entregues fora do prazo estabelecido.

Fonte: Prefeitura
Foto: César Ferreira

Comissão de Agricultura do Senado aprova PL do semiárido para Campos e região
Campos: Educação convoca mais 116 professores substitutos do processo seletivo

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast