Maricá aplica exames da 3ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, aplicou nesta terça-feira (27/08) exames da 1ª fase da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), versão mirim destinada aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 21 escolas da rede municipal. A avaliação acontece em 30.754 escolas públicas e particulares de todo o país. A segunda fase será no dia 12 de novembro apenas para os alunos classificados.

Na Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra, 207 alunos fizeram a avaliação que possibilita aos estudantes mais novos vivenciarem a experiência de participarem de uma competição olímpica de conhecimento.

Visitando a unidade, a gerente do Ensino Fundamental I, Marisa Souza, disse que já há alguns anos o município participa de olimpíadas a nível nacional. “Estamos na expectativa para a segunda etapa do Obmep Mirim, porque nós temos a Obmep do Ensino Fundamental 2, que também temos medalhistas na rede, temos menção honrosa, então nós estamos preparando já o Fundamental I para chegar no Fundamental Ii e conquistar mais medalhas”, disse.

Diretora geral da Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos, Cláudia Medeiros explicou como funciona o modelo de prova. ““Essas provas são divididas em duas categorias: 2º e 3º ano que é uma modelo de prova e 4º e 5º ano que é outro modelo de prova. As avaliações são compostas por 15 questões de matemática que envolvem raciocínio lógico e o cotidiano do aluno. Sabemos que a disciplina é o bicho papão, né? Por isso queremos incentivar a criança a cada vez a estar interessada na matemática até porque ela faz parte do nosso dia a dia”, afirmou.

Avaliações dos alunos

Aluno do 5º ano da unidade, David Eduardo Pereira, de 10 anos, falou que não teve dificuldades para realizar o exame. “Consegui fazer tudo direitinho na prova que caiu figura geométrica. Estudei muito ontem, fique a tarde toda estudando. Quero ser médico quando crescer e gosto da matemática”, contou.

Estudante do 4º ano, Saviane Lima, de 9 anos, relatou que a prova apresentou um certo grau de dificuldade. “Acho que não fui muito bem nessa prova não, mas ela é boa para avaliar os alunos. Vou estudar mais para tirar boas notas porque eu quero ser veterinária quando crescer”, comentou.

A Obmep

A Olimpíada Mirim-Obmep 2024 registrou um total de 4,4 milhões de inscritos em sua terceira edição e bateu o recorde no número de participantes. A avaliação é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

As provas da 1ª fase da versão tradicional da Obmep 2024 foram realizadas no dia 04 de junho e a 2ª fase será aplicada em 19 de outubro.

O resultado oficial dos classificados para a próxima etapa será divulgado no dia 02 de agosto. Nesta competição, os estudantes mais bem classificados poderão receber certificado de menção honrosa, medalhas olímpicas, bolsas científicas e podem concorrer em seleções para o ensino superior específicas.

Atletas do Maricá Competições participam de treinamento para definir equipes de karatê
Orquestra de Sopros Nova Aurora se apresenta com Raiz do Sana em Rio das Ostras

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast