Assuntos relativos ao meio ambiente precisam ser abordados de forma rotineira, e em Bom Jardim isso tem acontecido, graças ao Bacia Escola, ministrado pelo professor Anderson Mululo Sato, professor da Universidade Federal Fluminense.
Nesta manhã, 17, alunos do 5º ano da escola Amanda Faria de Almeida estiveram na Barra de Santa Tereza, localidade responsável por 80% do abastecimento de água para a região central do município.
Acompanhados por professores, os estudantes conheceram um sítio e ainda tiveram informações sobre o trabalho empregado para construir o campo de futebol da área, numa época em que o trabalho braçal foi totalmente utilizado para dar forma a este espaço de lazer.
Ao se dirigir às crianças, Jorge Mendes, representante da Emater, comentou que os “cuidados com as nascentes preservam o curso d`água”. A Secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Regina Bérgamo, disse que “os alunos estavam inaugurando as aulas-passeio. Com o apoio da prefeitura, a localidade tem sido beneficiada com o replantio da mata ciliar, vegetação que protege os rios.
Após ser servido um lanche, o professor Sato ainda aproveitou a didática para conscientizar os alunos sobre o descarte correto do lixo.