Projeto “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas”, aconteceu na Escola Maria do Carmo Fadul Ferreira
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação recebeu no segundo semestre do ano passado, na Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda- UniFoa, o projeto “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas”. O projeto teve a duração de quatro meses e contemplou 80 estudantes do 8º ano do Ensino fundamental, com idade entre 13 e 17 anos da unidade escolar, que puderam adquirir conhecimentos sobre o assunto mediante a realização de oficinas técnicas e workshops.
A proposta faz parte do Consórcio Sthem Brasil, que busca socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) consorciadas, como o UniFOA que é uma dessas instituições.
Os docentes do UniFOA e organizadores do Projeto Aplicado do Consórcio Sthem Brasil, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado, iniciaram os trabalhos em agosto e contaram com o apoio da Prefeitura de Pinheiral e da Secretaria Municipal de Educação, com quem foi formalizado um convênio.
Uma das primeiras ações do projeto foi a capacitação dos professores da escola municipal, que participaram ativamente dos processos previstos no planejamento e no decorrer do projeto, diversos professores da instituição se envolveram diretamente nas etapas previstas.
O secretário da pasta, Fernando Cabral, destacou que as oficinas proporcionaram aos estudantes mais conhecimento e a possibilidade de aprender novos assuntos e técnicas sobre o meio ambiente.
– Proporcionar conhecimento nunca é demais e queremos conscientizar os alunos sobre a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente. Foram abordados diversos temas como montagem de composteira, plantas medicinais, alimentação saudável, colheita e automação do sistema de irrigação em hortas domésticas que com certeza vão contribuir para o dia a dia dos alunos. Agradecemos a parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda, aos professores que se empenharam na execução das atividades e principalmente aos nossos alunos pela dedicação em cada oficina- ressaltou o secretário.
O professor e Assessor da Presidência da FOA, Luciano de Azedias Marins, disse que o grande ganho da ação foi a possibilidade de discutir um pouco de tecnologia com os adolescentes.
– Em todas as oficinas, os estudantes tinham que desenvolver alguma pesquisa e, por fim, durante a última oficina do curso de Engenheira Elétrica, eles puderam conhecer a programação em Arduíno e sabemos que isso foi um benefício para esses alunos- frisou o professor Luciano.
A atual diretora e professora de ciências da escola, Isabella Odorizzi, pontuou que trabalhar com o projeto oportunizou aos alunos uma aprendizagem com base em suas próprias experiências.
– O projeto STEM, em parceria com UNIFOA, para implantação de uma horta escolar foi um sucesso em nossa escola. Diversas atividades foram desenvolvidas com a participação ativa dos alunos, tais como o preparo dos canteiros, o plantio e até mesmo a montagem do sistema de automação de irrigação. As primeiras colheitas foram motivo de intensa satisfação para todos- falou a diretora.
Fonte: Prefeitura