Rio Claro: Sipat da saúde vai até quinta-feira

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro prossegue nesta quarta e quinta-feira (24). A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira em programação que terá ao todo 11 atividades.

Durante a abertura o secretário de Governo, Tu Reginato, representando o prefeito Gustavo, destacou a importância de ações que promovam a saúde e segurança do trabalhador. A Sipat é uma das realizações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. “A Cipa tem se dedicado e desempenhado trabalho eficiente na prevenção de acidentes”, observou Murylo Muller Cesar, chefe de gabinete da Fundação de Saúde, que representou Marco Aurélio Mestrinel, presidente da fundação.

Também participaram da abertura da Sipat o vereador Serginho Carnevale, Luciane Marcondes (Cipa da Fundação de Saúde), Américo Valdanha Netto (Conselho Municipal de Saúde), Neusa Julião (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Maria Hermann (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde) e Ari Rios (Sindicato dos Servidores Municipais).

As atividades da Sipat são no Centro Cultural, com programação de manhã, sempre a partir das 8h30, e à tarde, com início às 13h30. Nessa quarta-feira de manhã haverá orientações sobre ergonomia com a enfermeira do trabalho Katia Bortolin Lopes e o engenheiro de segurança do trabalho Roberto da Costa Junior. Depois a psicóloga Talissa Tulimosky apresentará palestra sobre inteligência emocional com ênfase em comunicação não violenta. À tarde as orientações serão sobre racismo estrutural, assunto que será abordado por Marcos Rocha Simões, professor de Direito da Faculdade Anhanguera e membro da Unegro Rio Claro. Também à tarde palestra sobre dependência química e suas consequências, apresentada pela enfermeira Rose de Carvalho e pela assistente social Dalila Reis.

A quinta-feira (24) pela manhã terá Lian Gong com a enfermeira Kimie Kaneko Ebert e a palestra “Plano municipal para retomada das coberturas vacinais: a importância do engajamento de todos os profissionais de saúde”, ministrada pela enfermeira e responsável pelo setor de imunização Fabyolla Lourenço. À tarde, orientações do Samu Regional Rio Claro, com o enfermeiro Carlos Bonato, e palestra sobre assédio moral e sexual, com Henry Modesto Peruchi, procurador judicial chefe da Fundação de Saúde.

Atividades complementares são realizadas com o apoio da Anhanguera Educacional e KNN (sorteio de bolsas de estudos); Senac (aromaterapia); Mary Kay; Jean Correspondente Bancário; e Ótica Belavi (teste de acuidade visual). Empreendedores da Economia Solidária estarão no local para expor e comercializar seus produtos e o CTA itinerante do Sepa realiza testes rápidos. Também há sorteio de brindes.

Fonte: Prefeitura

Rio Claro: Ação no Jardim Público conscientiza sobre tabagismo
Nova central para agendamento de consultas começa a operar na 2ª-feira em rc

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast