A quarta edição da Araruama Literária teve seu momento mais marcante na noite de 24 de maio, com a presença da renomada escritora e linguista Conceição Evaristo, homenageada do evento. Lotando a Tenda Principal, Evaristo ministrou a palestra “A palavra como lugar de poder: Escrevivências e Resistências”, mediada pela professora doutoranda Aline Botelho, sendo recebida pelo público com aplausos entusiasmados.
A escritora recebeu uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Araruama e foi homenageada com flores pela secretária de Educação, Valéria Amaral, que destacou a importância de sua trajetória para todas as mulheres.
Em sua fala, Conceição Evaristo abordou a Escrevivência, conceito criado por ela, que define a escrita como resistência dos historicamente silenciados. Ela também refletiu sobre a educação como ferramenta de transformação social e as dificuldades enfrentadas por mulheres negras no reconhecimento de suas carreiras.
Aplaudida do início ao fim, Evaristo encerrou sua participação reforçando a literatura como espaço de disputa, existência e resistência, tornando sua presença um marco na Araruama Literária.