A Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras tem registrado avanços significativos desde 2018, implementando importantes serviços que promovem transformações positivas na vida dos cidadãos. Entre esses, realização de reformas e melhorias nas unidades de atendimento, implantação de serviços que garantem mudanças importantes na vida das pessoas em vulnerabilidade e risco social. Também aconteceram par
Entre os avanços alcançados, destaca-se a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – Comdef, fortalecendo a participação e representatividade dessas pessoas na tomada de decisões e na elaboração de novas políticas públicas.
O retorno dos benefícios de transferência de renda para Pessoa Idosa (BMI), Deficiente e Doentes Crônicos (BMD), beneficiando 800 pessoas com um valor de R$ 310, foi uma conquista muito importante para a melhoria da qualidade de vida dessas famílias. Foi criado também o Benefício Municipal Familiar (BSF), que atende até 400 beneficiários de famílias hipossuficientes, oferecendo suporte financeiro e assistencial. Com isso possibilita mais segurança alimentar e nutricional para as famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Ainda para garantir mais segurança alimentar buscou parceria com o governo do Estado e trouxe o Café do Trabalhador, que disponibiliza aproximadamente 500 kits, com valor simbólico para quem precisar.
A Casa da Criança de Cidade Praiana passou por reformas e ampliações, proporcionando um ambiente adequado e acolhedor para o desenvolvimento e bem-estar das crianças atendidas. Destaca-se ainda a implantação e inauguração do Centro de Atendimento à Mulher (Ceam), que oferece apoio jurídico, psicológico e social para mulheres vítimas de violência doméstica.
Outro importante projeto foi a implantação da Casa do Sorriso, um espaço que oferece assistência a pessoas em situação de rua, com dormitórios, roupas de cama, duas refeições diárias, além de serviços de higiene pessoal e encaminhamentos para a rede de atendimento e banco de empregos.
Diversas ações comunitárias foram realizadas em diferentes localidades, levando serviços como aferição de pressão, emissão de segunda via de documentos, brechó, doação de animais, cortes de cabelo, atendimento jurídico, banco de empregos, entre outros, aproximando a assistência social da população.
A secretaria também implantou o Centro de Valorização da Vida (CVV), um recurso fundamental para auxiliar pessoas que enfrentam pensamentos suicidas.
Além disso, foram criados projetos como o Alfabetização na Maturidade – Palma, voltado para a terceira idade, e o Geração Aprendiz, que prepara jovens para o mercado de trabalho com bolsa-auxílio de R$ 350.
Parcerias estratégicas foram estabelecidas com instituições como o Sesi, a Federação do Comércio e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), ampliando os recursos e serviços oferecidos pela secretaria à população.
Esses avanços são resultados do compromisso e trabalho árduo da Secretaria de Assistência Social em parceria com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. A secretária reafirma seu compromisso em continuar avançando, desenvolvendo serviços, projetos e ações que atendam às demandas da comunidade e promovam os direitos aos cidadãos que dela necessitar.
Foto: Gabriel Sales