“Entendemos que assim podemos ajudar as pessoas que têm dificuldades na Internet”, disse a presidente da V Conferência de Cultura, Conceição de Maria Rosa.
A conferência com o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’ será realizada, nos dias 15 e 16 de setembro, na Cidade Universitária, no bairro Granja dos Cavaleiros. Ela é uma etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura e IV Conferência Nacional de Cultura. No segundo dia do evento, serão eleitos delegados de Macaé (dois terços, representantes da sociedade civil, e um terço, do poder público) para participação na conferência estadual. O Regimento Interno foi publicado, na última sexta-feira (25), no Diário Oficial de Macaé.
Programação
15/09 (sexta-feira), das 17h às 21h30: Às 18h, credenciamento presencial por meio de formulário; às 18h30, apresentação artística da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart); às 19h30, abertura oficial, com participação do Prefeito Welberth Rezende; do secretário Municipal de Cultura; da presidente da Comissão da V Conferência Municipal de Cultura; do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé, Rubens Gonçalves Almeida Pereira, da presidente da Conferência Estadual e de representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Na abertura, será apresentada a Comissão Organizadora e aprovado o Regimento Interno. Das 20h30 às 21h30, haverá palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura.
16/09 (sábado), das 8h às 10h: Às 8h, credenciamento presencial por meio de formulário; às 8h30, apresentação artística da Emart; às 10h, leitura do Plano Municipal de Cultura de Macaé; às 13h, formação dos grupos de discussões. Às 14h, haverá apresentação artística da Emart; às 14h15, inicia-se a plenária para apresentação das teses dos grupos de discussão. Às 16h15, acontece a plenária para votação e consolidação das propostas, seguida, às 18h, da escolha dos delegados que representarão Macaé na V Conferência Estadual de Cultura. A partir das 19h, acontecerão as discussões e votações das propostas.
Fonte: Prefeitura