Cultura promove roda de debates sobre o Setembro Amarelo

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu nesta quinta-feira (26/09) uma atividade simbólica no Espaço Raul de Barros (casa do Maricá das Artes do Centro) para debater e expressar sobre a necessidade do mês “Setembro Amarelo”. A programação, que reuniu visitantes, alunos e profissionais, foi curta e potente, além de envolver conversas com convidados e apresentações culturais.

A iniciativa foi ministrada pela psicóloga Júlia Werneck que destacou a importância do diálogo.

“Temos que estar mais presentes no dia a dia, falar com emoção e olhar para as pessoas de forma sincera. Temos que nos unirmos mais e saber que estamos juntos”, falou.

O setembro Amarelo é uma campanha nacional voltada para a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental. Integrar essa mensagem em eventos culturais ajuda a aumentar a conscientização e a disseminar informações sobre os sinais de alerta e os recursos de apoio disponíveis.

A arte e a cultura têm um grande poder de conectar as pessoas e permitir a expressão de emoções e experiências. Atividades como exposições, apresentações, e oficinas podem ser utilizadas para criar um espaço seguro onde as pessoas se sintam confortáveis para discutir e refletir e integrar o setembro Amarelo nas atividades culturais pode criar um senso de solidariedade e engajamento comunitário.

Aluna de forró Cláudia Fernanda destacou a importância do projeto na vida dela. “Eu vim de um relacionamento tóxico e abusivo. Estava em cárcere e a dança, a cultura, a arte me acolheram. E nesse movimento da casa, onde estamos aqui, me deu a oportunidade de me reinventar, de renascer. Então, eu me considero muito feliz e muito grata por cada um de vocês que estão aqui presentes, que me acolharam e me viram chegar aqui. Gratidão”, comentou.

Jornada ‘Sim, Eu Posso’ realiza formação continuada dos educadores do programa
Proteção Animal consegue lar para nove cães e gatos

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast