Maricá celebra Dia Mundial do Turismo

Celebrado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo foi instituído com o objetivo de ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade. Além de contribuir com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, o turismo é importante para a conservação de espaços e monumentos históricos e pode ser um instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável. Em referência à data, a Prefeitura de Maricá destaca dois importantes projetos desenvolvidos pela Secretaria de Turismo voltados tanto para a população local quanto para os que querem conhecer as belezas, cultura, culinária e história do município.

A coordenadora de projetos da Secretaria, Márcia Freitas, 60 anos, funcionária de carreira da Prefeitura há 21 anos, explica como funciona o Caminhos de Maricá em Ação e o Circuito Ecológico de Maricá e os benefícios que trouxeram para o município. “Nossa ideia foi divulgar Maricá. Quando entrei na prefeitura, tive a percepção de que os próprios moradores não conheciam o município. Maricá é imenso. Temos esse visual marinho oceânico incrível, mas tem uma área de montanhas e lagoas que as pessoas não conheciam. Além disso, Maricá tem um segmento histórico significativo que muitos ainda desconhecem”, avalia.

Ela cita, como exemplo, Padre José de Anchieta, hoje santo, um dos milagres no processo de canonização foi a pesca milagrosa em Maricá, em 1584. “Outro exemplo, Darwin, marco da ciência moderna, antes dele, a gente tinha uma visão aristotélica de que a terra era um objeto parado. No diário dele de visita ao Brasil, cita Maricá, a fazenda Itaocaia. As pessoas vêm de outros países para conhecer essa história, caminhar onde Charles Darwin caminhou”, relata Márcia.

No Circuito Ecológico, que completou dez anos e acontece quinzenalmente aos fins de semana, já foram conduzidas cerca de 16 mil pessoas e nenhum tipo de acidente foi registrado. Márcia explica que são muito criteriosos com a integridade física dos participantes e o respeito ao impacto ambiental. “O circuito tem uma pegada ambiental, voltada para o ecoturismo, para as regras de uso público das unidades de conservação e das parcerias com proprietários locais. O fato de serem áreas protegidas não são públicas, entretanto, temos a oportunidade de levar essa área pouco explorada ao alcance de outros estados e países”, esclarece. Atualmente, são 20 roteiros turísticos nesse projeto.

De acordo com a coordenadora, o projeto Caminhos de Maricá em Ação, que acontece durante a semana pela manhã, começou este ano e trabalha o fomento ao conhecimento dos atrativos históricos, culturais, comerciais e de experiência, com caminhadas leves para o alcance maior de faixa etária. “Por exemplo, essa semana vamos visitar a Casa de Cultura na Lagoa de Araçatiba. No penúltimo projeto, fizemos uma caminhada pela Lagoa de São José com visita às igrejas para as pessoas entenderem a formação dos primeiros povoamentos em Maricá”, explica.

A coordenadora considera que é  muito importante levar todos esses atrativos para fora do município, principalmente para a geração de emprego e renda. Estudos recentes mostram como o turismo tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que envolve estabelecimentos e serviços diretamente associados a ele. Márcia Freitas é graduada em gestão ambiental com pós-graduação em políticas públicas e é condutora ambiental credenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

As inscrições para participar das caminhadas podem ser acessadas nas redes sociais e pelo Portal da Prefeitura de Maricá.

Fonte: Prefeitura

Representantes do projeto Diálogos Brasil-Europa conhecem iniciativas de segurança alimentar de Maricá
Codemar vai mostrar projetos inovadores a grandes investidores no Rio Innovation Week

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast