Maricá participa de 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe

Projeto do ônibus híbrido “Vermelhinho Sustentável” ficou em exposição no evento internacional que discute aceleração e desenvolvimento da indústria de hidrogênio

A Prefeitura de Maricá participa do 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC 2023), evento que ocorre desde terça-feira (13/06) no hotel Fairmont, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento se propõe a identificar oportunidades para investidores, mostrar histórias de sucesso e reunir o mercado para acelerar o desenvolvimento da indústria de hidrogênio na América Latina e no Caribe.

O protótipo do ônibus híbrido, “Vermelhinho Sustentável”, movido a hidrogênio, que está sendo desenvolvido pelo município em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), está em exposição no congresso internacional. O ônibus utiliza fontes de combustível com energia limpa, com modelos elétrico, hidrogênio e etanol.

Na quarta-feira (14), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, participou do painel “Planos do Estado do Rio de Janeiro para descarbonizar”, destacando a atuação do Estado do Rio no plano estratégico para a transição energética.

“Ter o nosso protótipo de ônibus aqui exposto é fundamental porque, uma das grandes discussões que regem esses fóruns, é como podemos gerar demanda por hidrogênio. É um debate sobre uma indústria que está nascendo e Maricá é pioneira, protagonista no Brasil nesse tema. Muitas discussões surgem, por exemplo, sobre como produzir hidrogênio e exportar. E aqui estamos nós tendo a oportunidade de trazer à pauta a necessidade de investir em ciência, tecnologia e desenvolvimento de uma indústria nacional e de produtos que possam, como no nosso caso, descarbonizar a frota de ônibus. Temos muitas contribuições a dar com o know-how adquirido”, disse Sardinha.

O secretário explicou que a ideia é descarbonizar a frota de ônibus da cidade e também de tornar Maricá uma referência na produção de veículos de transporte público sustentáveis. Após período de testes, Maricá vai escolher o modelo do ônibus a ser adotado para substituir toda a frota da Empresa Pública de Transporte (EPT) até 2038.

Vermelhinho Sustentável

Parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Coppe /Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ônibus sustentável faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. Hoje, a cidade dispõe de uma frota com 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem qualquer custo para a população.

Política Municipal de Hidrogênio

Pensando na economia pós-royalties do petróleo, Maricá criou a Política Municipal do Uso do Hidrogênio com o objetivo de desenvolver tecnologias e produtos a partir do “combustível do futuro”. Para isso, vai oferecer incentivos fiscais a empresas e indústrias que se instalarem na cidade utilizando energia limpa.

A política foi instituída pela lei 3.110 de 10 de março de 2022, com uma série de objetivos, entre eles aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município, estimular o uso de em suas diversas aplicações, em especial, como fonte energética e para a produção de fertilizantes agrícolas, contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa para o enfrentamento das mudanças climáticas, entre outras.

Hidrogênio, o combustível do futuro

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis e sem emissão de carbono, como a eletrólise, pode ter diversos usos, que serão explicados e desenvolvidos durante o congresso. Entre eles, o uso em pilhas a combustível (móvel e/ou estacionária), na indústria química/petroquímica, siderúrgica, cimenteira, também pode ser adotado em veículos leves e pesados. Na agroindústria, pode ser utilizado na confecção de amônia, fertilizantes, produtos hidrogenados, entre outros.

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