Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, promoveu no sábado (29/04) o evento Saúde Itinerante e Qualidade de Vida do Programa Viver Bem, no polo de Inoã. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que contou com atividades ofertadas pela unidade, como alongamento, dança, ginástica e orientação de nutricionistas e psicólogos.
Moradores e frequentadores de todos os polos também puderam participar das atividades, que contou com aferição da pressão e da glicose, serviços de emissão de documentos, limpeza de pele, corte de cabelo, massagem e até auriculoterapia (técnica para tratar problemas físicos, mentais e até emocionais).
Para Ivoneide de Lima, 46 anos, que faz aula de zumba e massagem no polo de São José do Imbassaí, o evento é de extrema importância. “Além de fazer da divulgação e chamar mais pessoas para o programa e para a socialização, essa é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde para ter um bem-estar”, opinou.
Aluna de zumba e ginástica, Maria Aparecida Alves, 62 anos, era uma das mais animadas e explicou o motivo de tanta alegria. “Para mim, isso aqui é muito importante, porque eu era uma pessoa muito depressiva e depois que vim para cá participar nunca mais tive depressão. Já sou aluna há cinco anos e indico para todo mundo vir aqui conhecer e fazer as aulas”, contou a moradora de São José do Imbassaí.
Coordenadora desportiva do programa Viver Bem e professora de ginástica, Fernanda Campos disse que possibilitar encontros como esse é incentivar ainda mais os alunos.
“Isso aqui é importantíssimo para levantar a autoestima desses alunos, para a vida e a saúde deles. A atividade física realmente muda a vida dessas pessoas e nós ficamos muito felizes em recebê-las e poder dividir com cada uma delas essa alegria”, explicou.
Coordenadora do polo de Inoã, Herika Rocha disse que o evento itinerante está sendo de extrema importância para demonstrar a qualidade do trabalho do programa Viver Bem.
“Mostramos que aqui a gente pode dar para os nossos alunos uma melhor qualidade de vida, além de informações sobre atividades físicas e saúde. Nossa meta é fazer com que o aluno possa ter, além da atividade física, um acompanhamento com nossas agentes e nutricionistas, cuidando assim do corpo e da mente”, destacou a coordenadora.
Fonte: SECOM Maricá
Foto: Clarildo Menezes