Educadora parental dá dicas de como ser mais presente na educação dos filhos
Alunos com famílias participativas têm melhor desempenho escolar, de acordo com estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Isso se dá, segundo a educadora parental Cristina Martinez, especialista em medicina comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em decorrência do aumento da autoestima do estudante.
“O apoio emocional dos pais fortalece a confiança e a autoestima dos alunos, ajudando-os a lidarem com os desafios escolares de forma mais eficaz. Além de melhorar o desempenho acadêmico, os estudantes fortalecem o envolvimento emocional com os pais, aumentam a motivação para aprender e desenvolvem habilidades sociais e de resolução de problemas”, diz Cristina Martinez, coordenadora do livro “Disciplina e Afeto – como criar filhos emocionalmente fortes e preparados para o mundo”.
No Brasil, 50,2% dos estudantes dizem que os pais têm interesse pelas atividades escolares. Os dados apontam que há diferença entre aqueles com maior nível socioeconômico, grupo no qual 63,2% dos estudantes relatam a participação dos pais, e aqueles com menor nível socioeconômico, com 46%.
“Para auxiliar as crianças na escola os pais podem criar e estabelecer rotinas de estudo, oferecer apoio emocional, esclarecer dúvidas, incentivar a leitura, promover e estimular a curiosidade, participar das atividades, valorizar e elogiar o esforço das crianças, não apenas diante do resultado”, orienta a diretora da escola Ver Crescer, em São Paulo, Cristina Martinez.
Cristina Martinez
Educadora Parental, especialista em medicina comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diretora e mantenedora da Escola Ver Crescer, autora do livro Best Seller “O Solzinho de Todas as Cores”, coordenador do livro Disciplina e Afeto.