Mais de 50 pessoas estiveram neste sábado na unidade móvel do Hemocentro, instalada no Boulevard Shopping, para esse gesto de solidariedade
Muitos campistas se mobilizaram neste sábado (07) para doar sangue na unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos, que ficou estacionada no Boulevard Shopping, até às 15h. Mais de 50 pessoas compareceram ao local para esse gesto de solidariedade e amor ao próximo.
Uma das doadoras, a gestora de contratos de um hospital particular da cidade, Gabrielle Tardy Baião, 42 anos, foi quem teve a iniciativa de realizar a ação social no shopping.
O pai de Gabrielle faleceu há 4 meses, aos 73 anos de idade, por causa de complicações após uma cirurgia cardíaca.
“Ele precisou de transfusão de sangue e vi o quanto o cenário envolvendo a doação é preocupante. Meu objetivo aqui é criar um processo de engajamento entre o Hemocentro e a população ”, disse.
Com 18 anos de idade, José Peterson Neves da Hora da Costa doou sangue pela segunda vez. Consciente de que sua atitude pode ajudar até quatro pessoas que venham a necessitar de sangue, ele contou que doou pela primeira vez quando tinha 17 anos.
“Meu primo precisou de sangue e decidi doar com autorização do meu pai, que é doador assíduo”, disse ele.
Incentivada pelo primo, o empresário Cléber Viana Carvalho, 50 anos, a diarista Mônica Beatriz Frutuoso de Carvalho, 49 anos, doou pela primeira vez.
“Há dois anos que meu primo é doador e me incentivou para estar aqui hoje”, disse ela, ressaltando que a doação foi bem tranquila. “Estou me sentindo bem fisicamente e também por saber que meu sangue poderá salvar outras vidas”.
Mônica estava acompanhada da prima, a confeiteira Natália Frutuoso Pereira, 34 anos, que também doou sangue pela primeira vez, incentivada por Cléber.
“Comecei a doar por vontade própria e já estive no hemocentro para também ajudar um familiar. Como o recomendado para o homem é doar até quatro vezes por ano, sigo esse intervalo”, afirmou Cléber. No caso das mulheres, o recomendado é doar até três vezes por ano.
Gabrielle ressaltou que, aqueles que não puderam doar sangue nesse sábado, podem comparecer ao hemocentro qualquer dia da semana. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h, para a doação de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea.
Para agendar a ida da unidade móvel aos bairros e a outros municípios da região, a pessoa pode ligar para os números (22) 98173-0463 e (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou enviar e-mail no endereço socialhemo2021@gmail.com.
Agenda da Unidade Móvel em Outubro:
10/10- Hospital São José – Goitacazes
17/10- Sesi Campos- Jardim Carioca
24/10- Sesi Itaperuna
25/10- Praça São Salvador
26/10- São João da Barra
31/10- Sesi Macaé
Fonte: Prefeitura
Foto: César Ferreira