As primeiras intervenções de obras nas dependências do Hospital Geral de Arraial do Cabo já estão em fase de conclusão. A entrada principal do pronto-socorro, a recepção, o acolhimento e a sala de espera estão em um espaço ao lado da antiga entrada. As ações fazem parte do novo modelo de gestão implantado pela secretaria de Saúde: a administração da unidade hospitalar passou a ser gerida por uma empresa no modelo de Organização Social. Cabe lembrar que quando a atual administração municipal assumiu a gestão da cidade, em 2021, o Hospital Geral de Arraial do Cabo estava funcionando em condições totalmente precárias.
A partir das obras de adequação a população terá um espaço mais moderno e mais confortável. A nova entrada da unidade está sendo totalmente modificada: crianças e adultos terão acessos distintos. Nas novas instalações haverá uma sala para atendimento odontológico, uma sala para sutura, uma sala para eletrocardiograma, uma sala de trauma com seis leitos para adultos e crianças e duas salas de observação.
No segundo pavimento a Central de Tratamento Intensivo (CTI) ganhará dez leitos. Assim, será possível manter no próprio hospital o paciente que precisa de tratamento intensivo, não havendo mais necessidade de transferência.
De acordo com o cronograma, a obra será concluída no segundo semestre de 2023, até lá o atendimento não será interrompido. No local onde há intervenções foram colocadas placas de sinalização.
O secretário de Saúde Jorge Diniz destaca que com as obras o hospital vai ampliar a capacidade de atendimento e a população será beneficiada com mais serviços. Ele pede paciência pelos transtornos causados pelas obras: “Estamos trabalhando para proporcionar ao cidadão cabista o atendimento que ele merece, por isso, temos certeza que a espera vai valer a pena. Pedimos desculpas à população caso haja algum transtorno nesse período de obras,” se posicionou Jorge.
Mas as obras nas unidades de saúde do município não tiveram início agora. Já no primeiro ano do mandato do prefeito Marcelo Magno foi inaugurado o prédio da Policlínica Municipal. A obra foi concluída e entregue à população em agosto. São oito consultórios para atendimento, sendo seis deles com banheiros, a recepção, uma sala de enfermagem, uma sala de procedimento, duas salas administrativas, duas salas de prontuário, três banheiros, sendo dois para pacientes e um para funcionários e uma farmácia.
Em 2022, todas as unidades de saúde primária receberam alguma intervenção de obra: O Centro de Atenção Psicossocial, na Praia Grande, O Centro de Especialidades Odontológica, na Prainha, a unidade da Estratégia de Saúde da Família do mesmo bairro, a do bairro Boa Vista, morro da Cabocla, além das unidades do Sabiá e Monte Alto, no segundo distrito.
Receberam reforma completa a Unidade da Estratégia de Saúde da Família do bairro Canaã e a unidade de Figueira.
Interrompida há mais de seis anos, a construção da unidade de Estratégia da Família Hermes Barcellos, no Centro, foi entregue à população, em fevereiro deste ano. O prédio abriga uma unidade multifuncional, com dois pavimentos e totalmente climatizada. Um elevador e mapas táteis compõem o prédio. No primeiro andar, onde funcionam o posto de saúde e a Central de Imunização, há três consultórios, recepção, além do consultório odontológico, de nutrição, de psicologia, sala do pré-natal, de obstetrícia, de curativo, a farmácia, a sala da enfermagem e uma central de vacinas. Já no segundo andar há uma sala ampla onde está o Centro Municipal de Reabilitação.
Retomada em setembro de 2022, a obra de construção do pronto-socorro de Figueira está com 75 por cento concluída e a previsão é de que ainda em 2023 a população do segundo distrito seja beneficiada com a entrega do prédio.
No primeiro pavimento haverá sala de recepção, área de circulação, três consultórios de emergência, duas salas amarelas e uma vermelha, uma sala amarela pediátrica, uma sala de medicamento, uma sala de gesso, uma sala de sutura, duas salas de isolamento, uma sala de curativo, uma de Raio- X, uma sala de classificação de risco, uma sala de acolhimento, farmácia, um consultório odontológico para urgência, um laboratório e uma sala de assistência social.
Já no segundo pavimento, onde funcionará a área administrativa, estão sendo construídas uma copa, uma sala de esterilização, uma sala para repouso técnico, uma sala para administração, um almoxarifado, uma rouparia, um refeitório, uma sala de reunião, uma sala para repouso médico, e duas salas para repouso da enfermagem, sendo uma feminina e outra masculina.