Projeto Navegar em Maricá promove inclusão social por meio de aulas gratuitas de remo

Maricá é uma das cidades pioneiras no Brasil a oferecer aulas gratuitas de remo com o Projeto Navegar, implementado na cidade, e que tem como objetivo proporcionar acesso a atividades náuticas e promover a inclusão social. Fornecido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, as aulas ajudam a incentivar a prática esportiva e a formação de novos atletas, além de fortalecer laços comunitários.

As aulas, conduzidas por professores e instrutores qualificados, enfatizam valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito. Além das atividades regulares, o projeto organiza eventos e competições, incentivando a formação de novos atletas e promovendo a integração comunitária.

“Esse ambiente nosso é maravilhoso, pois fornece o contato com a natureza. As pessoas chegam aqui com muita vontade de participar, de remar e aprender. Ensinamos tudo do zero e com muita calma. Além de fazer os passeios pelas ilhas lindas daqui da nossa cidade”, explicou a professora de remo Viviane correia.

Com o objetivo de democratizar o acesso aos esportes náuticos, proporcionando uma experiência enriquecedora que vai além das técnicas de remo, a iniciativa é bastante elogiada e tem atraído a atenção de todos. Na manhã desta quinta-feira (19/09) foi promovida uma aula temática em alusão ao mês do setembro amarelo, que é uma campanha dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, na sede do Projeto Navegar na Lagoa do Boqueirão. Além da aula tradicional e um café da manhã com muita conversa com a psicóloga Natália Kautzner e a Assistente Social Rose Souza do Núcleo multidisciplinar do Esporte Presente.

Importância do remo para a saúde

O remo é uma atividade física que oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde, sendo uma excelente escolha para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Como exercício cardiovascular, o remo fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. A prática regular contribui para um sistema cardiovascular mais eficiente, promovendo uma vida mais saudável.

Para o aluno Rafael Silva, de 32 anos, a modalidade esportiva auxiliou em uma vida muito mais ativa e muito mais motivadora. “De início eu nunca tinha praticado nenhum tipo de esporte profissionalmente, por conta de um problema que eu tive, que eu tenho ainda. Então, para mim, até então só existia o futebol. Mas do início do ano de 2024 eu descobri o remo e estou praticando esporte até atualmente. Meu sonho é participando da equipe paralímpica de remo”, destacou o jovem acrescentando que atualmente faz exercício na academia para fortalecer e ganhar massa muscular.

Além dos benefícios físicos e emocionais, o remo proporciona uma conexão com a natureza, permitindo que os praticantes desfrutem de paisagens bonitas enquanto se exercitam. Essa interação com o meio ambiente pode ter efeitos revigorantes na saúde mental, que é o que a aluna Nadja Andrade Castelo Branco, de 53 anos, destaca.

“Eu caí no projeto de paraquedas, sem saber o que ia acontecer. Mas eu sempre digo para os instrutores que foi um divisor de águas para minha vida. Esse projeto me trouxe a vida – no sentido de leveza, alegria – de entender que a gente, mesmo com 50 anos ou acima do peso, é capaz de fazer. Aqui percebi, também que eles tratam e recebem a gente muito bem, sem nenhuma distinção, sem ninguém olhar diferente”, comentou a moradora da Barra de Maricá. “Foi renascer mesmo. Do remo para cá, eu entendi que eu posso fazer qualquer coisa. Então para mim foi assim um divisor de águas mesmo. Eu sou fã de carteirinha”, acrescentou a aluna.

Sobre o Projeto

O Projeto Navegar possui, atualmente, 131 pessoas e é direcionado a todas as pessoas maiores de 9 anos. A iniciativa é parte do Maricá Esporte Presente, que estimula a prática de atividades físicas e o bem-estar dos maricaenses com a oferta de 35 modalidades esportivas.

Setembro Amarelo: Maricá discute prevenção ao suicídio e valorização da vida em escola de idosos em Itaipuaçu
Lagoa de São Bento, em Itaipuaçu, recebe ação do Dia Mundial da Limpeza

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast