Visando ampliar conhecimentos e aprimorar suas habilidades, a Guarda Civil Municipal de Macuco (GCM) esteve presente no encontro de ‘Capacitação da Patrulha Maria da Penha’, realizado no município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, Região Metropolitana de Rio de Janeiro. O evento, ocorrido nos dias 23 e 24 de agosto, contou com a participação de três representantes da GCM de Macuco: o comandante Wagner Cardoso e as guardas civis Rosilene Victorino e Maria Diná Nunes.
Durante o encontro, profissionais especialistas de segmentos que priorizam a atenção específica às mulheres em suas mais diversas áreas de atuação puderam compartilhar, através de palestras bastante concorridas, um pouco de seus vastos conhecimentos, entre os quais se destacaram a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha; a magistrada Rafaela de Freitas, juíza titular da Comarca de Guapimirim; o promotor de Justiça Uriel Gonzales, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Guapimirim; a psicóloga Ana Cloe, coordenadora de Saúde Mental de Guapimirim; e profissionais das Guardas Municipais e área jurídica.
Outros personagens debateram os temas. As guardas civis Livia Velozo e Bakley Dias, do programa ‘Mulher Mais Segura’; Márcia Aparecida, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher; Paulo Sarcon, coordenador do Serviço de Educação e Responsabilização do Homem, da Secretaria de Estado; a promotora de Justiça Carla Araújo, coordenadora das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica, do Ministério Público do Rio de Janeiro; a delegada Fernanda, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias; e a doutora Glória, coordenadora da Diretoria de Valorização da Advocacia OAB/RJ no Âmbito da Mulher.
Empenhado em ganhar novos conhecimentos ao lado de sua equipe, o coordenador da GCM/Macuco destacou a relevância do evento e expressou sua gratidão à prefeita Michele Bianchini e ao secretário de Segurança Pública, Capitão Jocélio Bezerra, pelo apoio proporcionado à equipe macuquense. “Essa capacitação reforça nosso compromisso em contribuir ativamente na proteção e assistência às vítimas de violência doméstica, fortalecendo os laços de colaboração com outras instituições e profissionais que atuam nessa área sensível”, colocou Wagner Cardoso.
Fonte: Prefeitura