A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) marcou presença na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, ocorrida na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campus Maracanã. Com o tema “Fortalecer o SISAN para Garantia da Comida de Verdade e um País sem Fome”, o evento aconteceu entre os dias 23 a 25 de outubro e contou com a participação de representantes de quase todos os 92 municípios fluminenses, incluindo a secretária municipal Eliane de Moraes Leite e outros dois representantes de Teresópolis.
As Conferências contribuem para propor diretrizes e definir prioridades a serem inseridas no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – por sinal, o I PLESANS RJ (2023-2027) foi lançado durante o evento na UERJ. Segundo os organizadores, o objetivo geral da 6ª CESANS/RJ foi “mobilizar a sociedade para o enfrentamento da estrutura e modelo de desenvolvimento que promove a desigualdade, a pobreza e a fome e afirmar o papel do Estado na garantia constitucional do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)”.
Além da secretária municipal Eliane, Teresópolis esteve representada pela coordenadora da Segurança Alimentar e Nutricional da SMASDH, Fabiana Grangeiro, e por Rosângela Gama Rezende, da Associação TEIAA – Troca de Experiências e Integração Entre Amigos de Autistas, pela sociedade civil do município.
A conferência foi uma realização do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN-RJ); Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CAISANS-RJ); e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro (CONSEA-RJ). Teve o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ (PR3) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH).
Participaram do evento, entre outros, o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro, Victor Hugo Miranda da Silva; a assessora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Maria Emília Pacheco; e a Presidente do CONSEA-RJ, Renata Santos Pereira Machado. “Foi um evento muito importante, com três dias de muita troca e propostas que nos foram de enorme valia para o fortalecimento do combate à fome em nosso município”, comentou Fabiana Grangeiro. Ela e Rosângela Rezende foram escolhidas de Teresópolis para representar o Estado do Rio de Janeiro em Brasília na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “Vamos compor a delegação estadual. Conquistamos essas duas vagas para Teresópolis, eu representando o Governo Municipal e ela pela Sociedade Civil da cidade. Houve uma votação para compor a mesa dos delegados”, comentou Fabiana Grangeiro.
Fonte: Prefeitura