Teresópolis segue em estágio de atenção devido às chuvas

Município ainda sofre com os efeitos da tempestade registrada nesta terça-feira (31) que alagou bairros e provocou deslizamentos

Teresópolis permanece em estágio de atenção, após as fortes chuvas desta terça-feira (31). Em boletim divulgados na tarde desta quarta-feira (1º), a Prefeitura informou que registrou ocorrências como deslizamentos de terra, alagamentos, quedas de árvore e moradores desalojados. Há previsão de chuva fraca a moderada para as próximas horas. O trecho da serra Rio-Teresópols, liberado pela manhã, chegou a ser interditado novamente esta tarde, mas já está novamente aberto para tráfego.

Segundo a Defesa Civil de Teresópolis, até o momento, foram registrados 26 deslizamentos de terra; 15 alagamentos em residênciais; seis problemas em muros e outros oito em alvenaria; além de duas quedas de árvore e quatro em risco de cair; e 38 pessoas desalojadas.
Prefeitura e Governo do Estado trabalham para minimizar impactos 
Na Ilha do Caxangá, onde o Rio Paquequer transbordou e as águas invadiram casas, a população foi muito afetada e muitos moradores perderam todos os bens. As Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde do município acolheram 19 famílias, disponibilizaram colchões, lençóis, cobertores e 18 cestas básicas. Durante todo o dia, as equipes da prefeitura estiveram mobilizadas com agentes e máquinas para a retirada de barreira na Coreia e Meudon, além da desobstrução de galerias e limpeza de ruas e ralos em Santa Cecília e Agriões.
“A pronta resposta para minimizar os estragos causados pela chuva foi imediata e continua”, comentou o Prefeito Vinicius Claussen que, durante a tarde percorreu alguns bairros com um engenheiro do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para planejar obras estruturais emergenciais. “Entre elas, intervenções de macrodrenagem, a fim de eliminar os alagamentos recorrentes no centro da cidade, Bom Retiro e na Ermitage, por exemplo, e de contenção de encostas nos bairros Caxangá, Santa Cecília e Coreia”, enumerou o prefeito.
Além de enviar o técnico do INEA, o Governo do Estado do Rio de Janeiro também está dando suporte à Prefeitura com máquinas, equipamentos e equipes para a cidade. O assessor especial do Governador Cláudio Castro, Alex Castellar, que esteve ao longo do dia percorrendo bairros atigidos fortemente pelas chuvas,reforçou o compromisso do governo estadual com o apoio às ações de recuperação dos danos provocados pelas chuvas.
“O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar Teresópolis, mas a cidade também precisa fazer seu dever de casa, pensando em políticas públicas para evitar que essas situações continuem se repetindo”, comentou Castellar.
Foto: Bruno Nepomuceno
Fonte: O DIA
Chuva forte aciona sirenes e provoca desabamentos em Teresópolis
Prefeitura de Saquarema realiza Mostra de Práticas Pedagógicas

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast