A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na terça-feira (05/12) uma apresentação da revisão do Manual de Calçadas Acessíveis. O encontro contou com servidores da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar) e da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, que contribuíram para elaboração do manual, parte integrante do Programa Maricá Acessível. A previsão é que a versão atualizada do manual seja oficialmente lançada em fevereiro de 2024.
O encontro abordou especificações técnicas, como a separação entre ciclovia, ciclorrota e ciclofaixa, além de detalhes fundamentais sobre os diferentes usos do piso tátil, orientando o concreto para áreas externas e o metalizado para espaços internos. Ainda foi destacada a importância do piso tátil amarelo devido ao contraste recomendado.
Ana Cláudia Garcia, coordenadora do programa, ressaltou a importância do trabalho conjunto e contínuo. “Chegamos na última etapa. Desde 2017 estamos implementando e vamos continuar capacitando e desenvolvendo estratégias para a efetivação desse manual”, afirmou a arquiteta e urbanista.
Em janeiro, estão agendadas novas capacitações e a formulação de estratégias visando à adesão plena do manual em toda a estrutura.
Programa Maricá Acessível
Instituído pelo decreto nº 694 em 28 de abril de 2021 e em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o programa tem o objetivo de tornar as calçadas da cidade mais acessíveis, seguindo normas técnicas para inclusão, qualidade de vida e otimização dos deslocamentos urbanos. O manual destaca a utilização do piso tátil para garantir a acessibilidade universal. Essa iniciativa é resultado do trabalho de uma equipe técnica multidisciplinar composta por membros de diversas secretarias e conselhos.
Fonte: Prefeitura