Campos: “Violência e Trabalho” foi o tema abordado no curso promovido pela prefeitura e IFF

O sétimo módulo do Curso de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, promovido pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres em colaboração com o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus Campos Centro, abordou o tema “Violência e Trabalho” nesta terça-feira (22). Para este módulo, os palestrantes foram a assistente social e coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Cabo Frio Ludmila Roque, e o advogado e presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Christiano Fagundes.
Ludmila Roque levou uma perspectiva fundamental sobre a interseção entre a violência doméstica e o mundo do trabalho. “Seu profundo conhecimento na área de Serviço Social e sua experiência prática como coordenadora de um Centro Especializado de Atendimento à Mulheres vítimas de violência conferiram ao módulo uma abordagem prática e embasada em casos reais”, disse a subsecretária Josiane Viana.
A palestra dela abordou a importância de compreender como a violência doméstica afeta a vida das mulheres no contexto laboral. “Muitas vítimas enfrentam dificuldades em manter seus empregos ou buscar oportunidades de trabalho devido às consequências físicas, psicológicas e econômicas da violência. Ela também destacou a necessidade de sensibilizar empregadores e colegas de trabalho para criar ambientes de trabalho seguros e de apoio às vítimas”.
Christiano Fagundes apresentou uma perspectiva jurídica fundamental para o entendimento da relação entre violência doméstica e trabalho. “Sua experiência como advogado e mestre pela UCAM permitiu uma análise aprofundada das leis e regulamentos que protegem as vítimas de violência doméstica no ambiente de trabalho. Ele ressaltou a importância das medidas de proteção e dos direitos das vítimas, bem como a responsabilidade das empresas em garantir a segurança de suas funcionárias, além dos direitos da mulher que sofre violência e não pode trabalhar”, destaca Josiane Viana.
– O sétimo módulo, “Violência e Trabalho”, do Curso de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ofereceu uma visão das complexas questões que envolvem a interseção entre violência doméstica e o mundo do trabalho. Os palestrantes, Ludmila Roque e Dr. Christiano Fagundes, enriqueceram o curso com seu conhecimento especializado e experiência prática, capacitando os participantes a compreender e enfrentar de forma mais eficaz essa importante questão social. Este módulo, sem dúvida, contribuiu para a formação de profissionais, cidadãos mais conscientes e preparados para combater a violência contra as mulheres em todos os contextos da sociedade – conclui a subsecretária.

Fonte: Prefeitura

Turismo de Campos presente com Tour Virtual na Expo de Quissamã
Campos dos Goytacazes: Defesa Civil continua em alerta devido à previsão de chuvas até quarta-feira

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast