Referência e exemplo de residência urbana da elite cafeicultora do século XIX, a Casa pertenceu ao pai de Eufrásia Teixeira Leite e depois passou para ela e a irmã por herança.
Com amplo acervo preservado, o Museu Casa da Hera é um dos locais imperdíveis para quem deseja conhecer melhor parte fundamental da história do Brasil. Além disso, a Chácara é um ótimo espaço para piqueniques e passeios ao ar livre.
Sua estrutura é composta por 22 cômodos distribuídos em área comercial, social, íntima e de serviço. Além de mobiliário, porcelanas, prataria, quadros e objetos de uso pessoal e doméstico, o acervo possui uma biblioteca com cerca de mil volumes e três mil periódicos. Destacam-se também o piano francês Henri Herz, do século XIX, um dos únicos exemplares em funcionamento no mundo, e a coleção de indumentárias assinada por mestres da alta costura internacional, como Charles Worth.
É recomendado o agendamento para grupos que tenham interesse em visitar a Casa, mas para conhecer a Chácara não é necessário agendar. O agendamento deve ser realizado através do e-mail casadahera@museus.gov.br
Vale destacar que a entrada é gratuita!
Horário de Funcionamento:
Quarta a sábado e feriados: 10h às 17h
Domingo: 10h às 14h
Acesse o site: https://museucasadahera.museus.gov.br/
Fonte: Prefeitura