Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo organizou uma palestra para os alunos da Escola Municipal Padre José Dilson Dorea. A ação contou com a parceria das equipes da Estratégia de Saúde da Família do Âncora da Vigilância e Educação em Saúde e teve como tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano:
“Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”.
O objetivo da palestra foi educar e alertar os jovens sobre as estratégias utilizadas pelas indústrias para tornar os produtos mais atraentes, como a adição de sabores e agentes que modificam cheiro, aparência e sabor. A coordenadora do programa, Juliana Paula, enfatizou a importância da conscientização, já que os jovens estão em uma fase de experimentação e são alvo das campanhas de marketing, que exploram design sofisticado e cores chamativas, sobretudo no ambiente digital.
A palestra abordou tanto os cigarros tradicionais quanto os eletrônicos (vapes), destacando os riscos à saúde e a necessidade de prevenção.