Instituto Darcy Ribeiro (IDR) inicia segunda fase do mapeamento de imóveis residenciais e comerciais de Maricá

 

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), iniciou nesta segunda-feira (05/08) a segunda fase do ‘Censo da Cidadania’, um mapeamento de domicílios e estabelecimentos comerciais em todas as ruas da cidade, realizado por pesquisadores do Instituto, que resultará em um banco de dados para embasar futuras pesquisas.

O instituto afirma que é fundamental a cooperação dos cidadãos de Maricá, uma vez que as políticas sociais do município são planejadas com base nesses dados. Atualmente, o IDR tem dois censos e uma pesquisa em andamento, sendo eles o Censo da Cidadania e a Pesquisa de Fatores de Risco de Doenças Crônicas.

A Prefeitura lembra que os pesquisadores do IDR são facilmente identificados uma vez que percorrem as ruas usando uma série de equipamentos obrigatórios, são eles: coletes do Instituto, tablet e crachás, onde há um QR Code individual que direciona para um crachá virtual no site https://idr.marica.rj.gov.br/. É importante destacar que nas abordagens os pesquisadores não pedem aos moradores nenhum número de documento pessoal, não sendo necessária a apresentação de CPF, RG, título de eleitor, ou qualquer outro.

“No último ano, nossos pesquisadores andaram 131.756 km, isso equivale a 3,29 voltas no planeta Terra. Essa equipe vai de porta em porta conversando com a população e empreendedores para obter dados, informações fundamentais para orientar as políticas públicas de Maricá”, disse o diretor de informação do Instituto, Tiago de Paula, ressaltando a importância das pesquisas na cidade.

O Censo da Cidadania tem como objetivo conhecer a realidade econômica de Maricá e distritos, e os dados obtidos a partir da análise vão permitir a elaboração de políticas públicas para aprimorar o desenvolvimento e a economia da cidade. Na Pesquisa de Fatores de Risco de Doenças Crônicas, os pesquisadores batem de casa em casa para fazer um questionário e medições antropométricas, como peso, altura, e massa.

Maricá inicia obra de guia-corrente no Recanto, em Itaipuaçu
Instituto Albatroz recebe ave com anilha de identificação do Museu Nacional de História Natural, na França

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast