60% dos brasileiros não seguem uma dieta especial

Segundo pesquisa da Vidalink, metade dos respondentes veem espaço para melhoria na qualidade da alimentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma dieta saudável como forma de prevenir a má nutrição e doenças não contagiosas, como diabetes, câncer e problemas do coração. A OMS também aponta que esse comportamento pode ajudar no aumento da produtividade dos trabalhadores em até 20%. Ainda assim, 60% dos brasileiros não seguem uma dieta especial, sem concentrar esforços na manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável. Metade, 50%, informa que sua qualidade de alimentação pode melhorar. Os dados são da nova pesquisa “Check-up de bem-estar 2023”, desenvolvida pela Vidalink, maior empresa de plano de benefícios de bem-estar corporativo do Brasil, com 8900 respondentes de 217 empresas. Nas diferenças dos resultados entre os gêneros sobre alimentação, a pesquisa aponta maior satisfação entre os homens, totalizando 33%, enquanto apenas 23% das mulheres estão satisfeitas.

“Os dados levantados entre os colaboradores demonstram que os programas de benefícios precisam de reforços no pilar de alimentação, a fim de contribuir também com o bem-estar corporativo. A alimentação, aliada à prática de exercícios físicos e ao acompanhamento médico, diminui a incidência de problemas de saúde e garantem ainda mais disposição para diversas atividades diárias e para a rotina de trabalho. A postura preventiva de adoção de hábitos saudáveis resulta consequentemente em economia nos gastos com saúde”, declara Luis González, CEO e cofundador da Vidalink.

Uma dieta balanceada fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento cerebral, melhorando a memória, a atenção e a capacidade analítica de decisão entre os profissionais, conforme dados da OMS. O estudo da Universidade de Otago, publicado no “British Journal of Health Psychology“, por sua vez, aponta ainda os benefícios do consumo de frutas e vegetais para os indivíduos em relação à maior energia e bom humor.

“No Brasil, o Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) visa incentivar as empresas com benefícios que melhorem a situação nutricional do quadro de colaboradores. Esse é apenas um dos passos para reverter o quadro de déficits em alimentação. É preciso que o bem-estar seja priorizado desde a prevenção, com campanhas de conscientização e mudanças de rotina, até os devidos tratamentos. Tudo faz parte de uma mesma agenda de qualidade de vida com demais pilares de saúde física e mental, bem como desenvolvimento pessoal e profissional”, finaliza Luis.

 

 

 

O que fazer após sair de uma dieta?
Você sabia que o consumo excessivo de álcool pode desencadear necrose do fêmur e problemas no quadril? Entenda as razões

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast