Evento, realizado na pousada Casa da Praia, reuniu mais de 90 pessoas e teve como objetivo destacar a importância da conservação da vida marinha e orientar sobre normas de avistagem, segurança e responsabilidade
No Dia Mundial do Meio Ambiente,5 de junho, Arraial do Cabo, município da Região dos Lagos, deu início oficialmente à temporada de baleias com uma oficina sobre turismo de observação e boas práticas. O evento, realizado na pousada Casa da Praia, reuniu mais de 90 pessoas e teve como objetivo destacar a importância da conservação da vida marinha e orientar sobre normas de avistagem, segurança e responsabilidade.
A segunda edição da oficina Avistar e Conservar contou com a presença dos projetos Mar de Baleias e Baleias do Cabo, que apresentaram seus trabalhos e compartilharam informações valiosas sobre a preservação dessas magníficas criaturas. A iniciativa promovida pela FUNTEC Ambiental despertou a conscientização dos participantes para a importância de cuidar e respeitar o ambiente marinho.
Ao longo da temporada, a FUNTEC Ambiental planejou uma série de atividades de educação ambiental, como oficinas, palestras, trilhas e rodas de conversa. Uma das ações destacadas é a fixação de adesivos nas embarcações que navegam pelas águas de Arraial do Cabo, contendo regras e orientações sobre como agir em caso de avistagem de baleias. Essa iniciativa visa garantir que o turismo de observação seja realizado de forma segura e responsável, preservando o bem-estar desses animais marinhos.
A temporada de baleias em Arraial do Cabo é uma oportunidade única para vivenciar o espetáculo da natureza de perto. Para ajudar os visitantes a aproveitarem ao máximo essa experiência, foi criado um guia de observação, disponível na página oficial do evento. Nele, é possível encontrar informações sobre os melhores pontos para avistamento das baleias, proporcionando momentos inesquecíveis em contato direto com a vida marinha.
O engajamento da comunidade e dos turistas é fundamental para a preservação dessas espécies e a garantia de um turismo sustentável em Arraial do Cabo. Ao respeitar as boas práticas de observação e conservação, todos contribuem para a proteção do meio ambiente e a perpetuação desse espetáculo natural.
Fonte: O Dia