Os amantes da arte já têm uma nova atração para visitar na Casa de Cultura Bento Costa Jr. A Fundação Rio das Ostras de Cultura apresenta a exposição “Jardim da alma, além do olhar”, do artista e deficiente visual Rond Ézer, que apresenta telas pintadas a tinta óleo de forma abstrata.
Há dois anos sem enxergar, Rond decidiu mostrar seu lado mais íntimo de sua reconstrução, por meio da arte, nesta que é a sua primeira exposição na Casa de Cultura. “Jardim da alma, além do olhar” convida o espectador a mergulhar na realidade do meu ateliê após perder completamente a visão. Desde então venho me reconstruindo com a coragem e a persistência necessárias para me manter incluído no movimento cultural da Cidade, através das cores, que residem em sua mente e são repassadas às telas por suas mãos. Para mim, desistir da arte nunca foi uma opção. Estou readaptado e pronto para continuar a minha vida artística”, esclareceu o pintor.
A exposição está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 13h às 18h, até o dia 20 de junho.
SOPROS E CORDAS – Na abertura da exposição, alunos do Projeto de Sopros e Cordas do Centro Educacional Batista, de Casimiro de Abreu, sob a direção do professor e maestro Celsinho Cordeiro, fizeram uma apresentação, em homenagem ao artista, no jardim da unidade, com alunos tocando flauta doce, violino e teclado.
De acordo com a professora de Artes da escola, Roberta Saint Clair, essa foi uma forma de retribuir e homenagear o Rond Ézer que ministrou uma oficina de pintura às cegas para os alunos, onde ele ensinou as crianças a entrarem no seu mundo. “Foi uma experiência enriquecedora para os nossos alunos que pintaram vendados, explorando ainda mais a questão tátil. Nós temos uma visão de formar alunos humanitários por meio dos projetos de arte da escola, porque para arte, não há limitação”, explicou.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “JARDIM DA ALMA, ALÉM DO OLHAR
Artista: Rond Ézer
Local: Casa de Cultura Bento Costa Jr
Endereço: Rua Bento Costa Jr, 70 – Centro
Horário de Visitação: Seg a Sex, das 9h às 18h – Sáb, das 13h às 18h
Exposição fica em cartaz até o dia 20 de junho
Entrada Franca