Campos sedia Jornada Estadual do Turismo e destaca a Região Costa Doce

Durante o evento foi refletido sobre o potencial turístico e as principais demandas de cada região

O desenvolvimento do turismo na Região Costa Doce foi tema da Jornada Estadual do Turismo, realizada nesta quinta-feira (17), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). Campos é o município sede da Instância de Governança Regional (IGR) Costa Doce, que compõe ainda os municípios de São Francisco, São Fidélis, São João da Barra e Cardoso Moreira. O evento foi uma realização da Secretaria Estadual de Turismo, TurisRio, Sebrae RJ, ECG-TCE, UFF, UniRio e UFRRJ.
Para o secretário de Turismo, Hans Muylaert, o município sediar a Jornada Estadual é trazer não só para Campos, mas para a região Costa Doce, um olhar para o desenvolvimento estratégico de ação, integrando poder público, iniciativa privada e terceiro setor.
“Hoje saímos da Jornada com todo o dever de casa de realizar estruturação de produtos turísticos a serem ofertados aos nossos visitantes e com isso conseguir fortalecer todos os atores que engloba o setor como a gastronomia, transporte, hospedagem, comércio e artesanato, para que possamos ter segurança de investimento em atrativos turísticos em nossos municípios da Região Costa Doce, trabalhando produtos que interligam esses municípios. Vamos definir estratégias municipais, que vão incorporar as ações do Estado para nossa região”, diz o secretário.
Durante o evento, um grupo com 30 artesãos expuseram seus produtos na Praça São Salvador, a fim de divulgar e receber os participantes da Jornada, que é composta por secretários de Turismo de outros municípios, além de representantes de associações e setor produtivo de Campos e região. O diretor de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sandro Figueiredo, disse que o Turismo e a Economia Solidária são áreas irmãs. “Não existe Economia Solidária sem turismo e vice-versa. Quando falamos de artesanato, agricultura familiar, sustentabilidade e gastronomia local, sempre remetemos ao turismo e cultura da cidade. Estarmos nesses espaços junto com a Jornada Estadual de Turismo é muito importante para que estejamos revivendo o turismo da cidade através das mãos de quem produz em Campos”.
A Assessora Técnica da Economia Solidária Kátia Souto, falou da importância do evento. “Esse evento é muito importante, pois estamos divulgando nosso artesanato não só de uma forma cultural, mas mostrando o artesanato local como a taboa, a cerâmica e o biscuit. As Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Secretaria de Ordem Pública estão trabalhando de forma conjunta para divulgar e fortalecer nosso artesanato, fomentando a economia solidária”, pontuou.
A Jornada do Turismo Fluminense é uma realização inédita da Setur / TurisRio para a construção do Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo em cada região do estado. “Durante o evento, refletimos sobre o potencial turístico e as principais demandas de cada região. No final, estaremos apresentando as principais ações propostas e a definição dos próximos passos”, disse a diretora de Gestão e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima.

Fonte: Prefeitura

Campos: Prefeito Wladimir participa do seminário “TCE Presente” na Câmara de Vereadores
Campos: Obras do Programa Asfalto Novo finaliza fresagem da Rua Barão de Miracema

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast