A Prefeitura de Carapebus – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com o Projeto Anda Carapebus, Secretaria Municipal de Turismo e Carapebus Bike 2023 – inaugurou no último sábado (2), a Trilha da Ferradura Monumento Natural Municipal São Simão. O evento contou com a participação de mais de 80 pessoas inscritas, trilheiros experientes e iniciantes, que caminharam 9 km mata a dentro.
Participaram também da trilha o vice-prefeito Marcelo Borginho; a secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento; o subsecretário de Turismo e guia turístico, Juliano de Luna, o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Cristiano Teodoro Rangel; agentes da Defesa Civil e guardas ambientais. Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde também deram apoio.
O percurso teve início no Rancho Sanjour. Andando por uma estrada de terra, chegaram até a entrada da Trilha da Ferradura Monumento Natural Municipal São Simão, que é uma categoria de unidade de conversação de proteção integral e que tem como principal objetivo, a preservação de áreas naturais de grande beleza cênica, conciliada ao resgate do patrimônio histórico do município, além da realização de pesquisas científicas, atividades turísticas, sustentáveis e trabalhos de educação ambiental.
Antes do início da trilha, Melina deu as boas vindas aos participantes da caminhada. “Hoje inauguramos a Trilha da Ferradura Monumento Municipal São Simão, localizada dentro de uma unidade de conservação. Hoje pudemos conhecer o que realmente Carapebus tem de potencial ambiental, turístico e histórico. E estaremos sempre de braços abertos para receber os carapebuenses e os demais visitantes”.
Borginho parabenizou a iniciativa das secretarias de Meio Ambiente e Turismo por inaugurar a trilha. “Gostaria também de dar as boas vindas a todos e parabenizar a secretária Melina e toda equipe da Semamb por desenvolverem um trabalho de excelência no município, dando oportunidades das pessoas conhecerem as belezas de Carapebus. Parabenizo também a secretaria de Turismo, na pessoa do Juliano de Luna, que é um grande conhecedor dos nossos pontos turísticos e das trilhas. Agradecer também ao prefeito Bernard Tavares, que está nos dando condições para trabalhar em prol do município, da população e para receber os visitantes”.
O Monumento Natural Municipal São Simão está localizado numa área de propriedade particular. E em reconhecimento à preservação ambiental do local, uma das proprietárias, Lédia Ribeiro, recebeu das mãos de Melina, um certificado de agradecimento por autorizar a realização da trilha a partir da propriedade.
Ao todo, foram mais de duas horas de caminhada e para Melina o evento foi um sucesso e com momentos incríveis. “Em Carapebus, existem pessoas que gostam de estar conectadas com a natureza. Foram momentos incríveis. Estou muito feliz também porque ouvi de visitantes, trilheiros que caminham pelo Brasil a fora, que tudo foi muito bem organizado. Aprendemos muito sobre educação ambiental. Superou todas as expectativas”.
A Trilha da Ferradura passará por algumas adequações para melhor receber os visitantes, segundo Melina. “Foi uma inauguração de algo que é nosso, de uma riqueza que é nossa. Conhecemos e mais pessoas irão conhecer esse patrimônio”, concluiu.
Sobre a trilha
Todo o percurso percorrido foi coordenado pelo subsecretário de Turismo e guia turístico, Juliano de Luna. Os trilheiros puderam conhecer, na caminhada, mirantes naturais, trilhas com aventuras e muita história, como um antigo território quilombola, marco de geolocalização da primeira plataforma de petróleo da Bacia de Campos e trecho do Circuito Estrada dos Correios Imperial. “Sem dúvidas, foi um dia muito especial para nossa cidade, pois inauguramos a trilha e o projeto Anda Carapebus”.
Carapebus é um município abençoado pela Mãe Natureza e está situado em um cenário que mescla a beleza do litoral com a Mata Atlântica. E com objetivo de propagar cada vez mais Carapebus, nasceu em agosto de 2023, o Grupo de Trilheiros e Aventureiros Anda Carapebus. “É uma iniciativa que visa não apenas incentivar o turismo local, mas também a contemplação e preservação dessa natureza singular. O Anda Carapebus é um exemplo inspirador de como o amor pela natureza pode se transformar em ações concretas para o bem da comunidade e do meio ambiente. Este grupo é prova de que, quando as pessoas se unem em prol de um objetivo comum, podem fazer a diferença e deixar um legado duradouro para as gerações futuras”, ressaltou Juliano.
Fonte: Prefeitura