No próximo domingo (17) acontece a prova objetiva do Processo de Seleção Pública em Iguaba Grande, que corresponde à primeira etapa. Serão cerca de 2124 candidatos disputando 57 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde e 17 para agente de combate a endemias, com salário inicial de R$2.640 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 5% das vagas são destinadas para os candidatos PCD’s.
A primeira etapa consiste na prova objetiva de múltipla escolha, com questões das áreas de conhecimento, como língua portuguesa, conhecimentos gerais, legislação do Sistema Único de Saúde e conhecimentos específicos. A prova tem pontuação máxima de 60 pontos, para ser aprovado deve acertar pelo menos 50% das questões.
A prova vai acontecer neste domingo (17), no turno da manhã os portões abrem a partir de 8h, já no período da tarde a partir de 13h. Os candidatos serão divididos nas Escolas Municipais Alice Canellas (Rua Engenheiro Neves da Rocha, s/n – São Miguel), Claudio Moacyr (Rua Nossa Senhora da Conceição, s/n – Iguaba Pequena), Oscar Magalhães (Rua 3, s/n – Loteamento Terral, São Miguel) e Nerea Esther (Estrada do Arrastão, s/n – Vila Nova). Confira a listagem: https://drive.google.com/file/d/1FVMvEgmm6bMXeAE0pac2xBU0Yyu96T_p/view?usp=sharing
Os candidatos que passarem na primeira etapa, irão ser classificados para disputar a segunda etapa do Processo de Seleção Pública, que consiste na Prova de Títulos, a pontuação desta etapa analisará cursos de aperfeiçoamentos na área e tempo de experiência na atividade profissional da área escolhida.
Para os aprovados em todos os cargos, estarão sujeitos aos exames médicos pré-admissionais necessários para a nomeação no cargo. Serão aceitos os exames realizados no prazo de três meses.
Para os candidatos de Agente Comunitário em Saúde (ACS), foi exigido que o candidato resida na área da comunidade em que irá atuar desde a data de publicação do edital. O ACS é responsável pela integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. A função do ACS está distribuída por área, de acordo com a Unidade Básica de Saúde que foi inscrito.
Já o Agente de Combate a Endemias (ACE) fica responsável pela vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE).
Fonte: Prefeitura