A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, concluiu nesta sexta-feira (29/09) o ciclo de palestras sobre meteorologia aplicada à Gestão de Riscos de Desastres. A capacitação aconteceu ao longo de cinco dias desta semana, na Escola de Governo de Maricá (Emar), e reuniu agentes da Defesa Civil de Maricá, Pernambuco, Sergipe e diversos municípios do Rio de Janeiro, entre eles, Itaboraí, Rio Bonito e Magé, além da equipe do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Com duração de 40 horas, o curso abordou temas como: estações meteorológicas; rede de monitoramento de PCD’s (Plataforma de Coleta de Dados); legislação de meteorologia aplicada a Defesa Civil; eventos extremos; variáveis meteorológicas ligadas às queimadas; principais desafios na prevenção de desastres naturais e radar meteorológico.
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt, destacou a troca de experiências entre os órgãos e afirmou que o município está preparado para agir em casos de adversidades climáticas.
“São profissionais de vários estados do Brasil e de alguns municípios do Estado do Rio de Janeiro que vieram conhecer um pouco do nosso trabalho. Estamos preparados para períodos adversos com nossas estações muito bem calibradas para dar as informações para a população. São 31 estações meteorológicas no total, sendo 14 com sirenes em áreas de risco na cidade. É a Defesa Civil sempre trabalhando para melhorar o atendimento à população e a tomada de decisão do governo, a fim de minimizar os problemas na cidade”, disse.
Capacitação em prol da população
Assistindo à aula de Previsão do Tempo e do Clima, ministrada pelo meteorologista da Petrobrás, Vitor Meireles, o engenheiro civil Paulo Henrique Carlini, da Defesa Civil do município de Rio Bonito, contou que já aplicou as técnicas adquiridas quando participou de outras edições do curso da Defesa Civil de Maricá.
“Em 2019, fiz o curso de avaliação estrutural e de geologia. Recentemente, tivemos um deslizamento provocado por uma cabeça d’água que caiu no bairro de Boa Esperança e afetou várias famílias. Por meio do conhecimento que tivemos aqui, aplicamos a técnica e tivemos um bom resultado. Foi muito válido este aprendizado”, afirmou. “Rio Bonito tem um grande número de casos de inundação e alagamento, mas a Defesa Civil está sempre de prontidão para atender à população”, completou.
Hidrólogo da Defesa Civil de Maricá, João Flávio destacou o currículo do corpo docente que ministrou as aulas. Entre os profissionais estão: Sérgio Besserman Viana, atual presidente do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; Marcus Belchior, atual diretor do Centro de Operações Rio (COR) e Vitor Meireles, meteorologista da Petrobrás.
“É sempre bom para a nossa área nos reciclarmos e adquirirmos informações novas, principalmente quando temos convidados de grande importância a nível nacional. A Prefeitura está dando a oportunidade dos agentes daqui e das Defesas Civis de outros estados estarem participando”, declarou.
Após esse ciclo de palestras, a EMAR sediará, entre 23 e 27 de outubro, os cursos de Hidrologia Aplicada a Gestão Integrada de Riscos de Desastres; e de 20 a 24 de novembro, os cursos de Vistoria Estrutural em Ações de Proteção e Defesa Civil.
Fonte: Prefeitura