Estudantes têm entre 11 e 17 e são alunos das redes pública e privada; Governo do Rio vai levar os classificados para representar o TIME RJ em competições nacionais no Recife e João Pessoa
São Fidélis será palco neste fim de semana das etapas de handebol do JERJ, os Jogos Escolares do Rio de Janeiro, organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. No próximo sábado (20), a Quadra de Esportes Humberto Lusitano Maia recebe as disputas da categoria A masculina, com alunos das regiões Norte e Noroeste. Até agora, três cidades da região — Miracema, Campos dos Goytacazes e São Fidélis — abriram as portas para o campeonato estadual do desporto escolar, que vale vaga para representar o TIMERJ nas competições nacionais, como os Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros.
— Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ) são fundamentais para incentivar a prática esportiva entre os jovens das regiões Norte e Noroeste do estado. Além de promover a saúde e o bem-estar, os JERJ oferecem uma oportunidade única para que esses estudantes mostrem seu talento e se destaquem no cenário nacional, reforçando a importância do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social — disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Na Quadra de Esportes Humberto Lusitano Maia, 45 estudantes-atletas de três colégios vão representar as cidades de Campos e Itaocara. Serão dois jogos durante o torneio, que começa às 9h30, com entrada franca. Alunos do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) disputam com os alunos do Colégio Bittencourt, ambos de Campos dos Goytacazes. O vencedor da partida volta à quadra para disputar com a equipe do Colégio Múltiplos, da cidade de Itaocara.
Os estudantes que vencerem as etapas pré-classificatórias disputarão a grande final na capital fluminense. As alunas do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, que disputam a categoria A feminino, foram automaticamente classificadas para a final por serem a única escola a inscrever atletas para as provas. O mesmo acontece com os alunos da categoria B masculina, que também estão na final por falta de oponentes.
Os classificados para a final serão conhecidos nos dias 26, 27 e 28 de agosto após as provas marcadas para o Clube Esportivo Suzano Costa, em Guaratiba, na zona oeste da cidade.
— Estamos muito felizes em receber essa etapa em São Fidélis. Nossa cidade estará sempre de portas abertas para o JERJ e todos os campeonatos que promovam o esporte. Será uma honra recepcionar os atletas e lotar a quadra para incentivar os times— afirma o secretário municipal de esportes, João Marcos Ferraz.
Além do apoio da Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro (FHERJ), a Secretaria de Esporte e Lazer também disponibiliza uma equipe de apoio às provas, composta por assistente de modalidade, coordenação administrativa, coordenação de eventos e coordenação esportiva, que cuidam dos preparativos das provas, dos boletins com os resultados e de todo material usado para garantir a qualidade das disputas.
Os estudantes que se classificarem na final do JERJ receberão um kit completo de uniforme, com mochila, casaco, calça, meias, tênis e garrafa squeeze, além de passagens aéreas e acomodações. Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, estão marcados para os dias 13 a 28 de novembro, na cidade de João Pessoa (PB). Já os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, acontecem de 20 de setembro a 03 de outubro em Recife (PE).
JERJ
A 1ª edição dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ) conta com 5.177 alunos das redes pública e privada inscritos em 20 modalidades, abrangendo todas as regiões administrativas do estado. As provas serão disputadas até o fim do mês de agosto.
Crédito: Divulgação SEEL-RJ/