BRASIL |
||
|
||
Se você anda de trem ou metrô, é provável que ele tenha sido construído por uma empresa privada. Pela 1ª vez, o Brasil tem mais linhas sob concessão (596km) do que em controle estatal (513km). | ||
A relevância: Mais de 8 milhões de pessoas andam de trem ou metrô todos os dias no nosso país, e o sistema ferroviário é um dos indicativos de desenvolvimento de uma cidade ou região. | ||
Acontece que o Brasil investe pouco na ampliação das linhas. Para se ter ideia, no ano passado, só foram construídos 4km de malha ferroviária — sendo que a expectativa era de 16km. | ||
|
||
A estrada é longa… Nosso país precisa de R$ 285 bi em investimentos para atender toda a demanda. Para se ter uma ideia, um vagão custa cerca de R$ 1,5 milhão. | ||
É aí que entram as concessões… |
||
O Estado passa a conceder o direito da iniciativa privada de explorar esses serviços em troca de fazer esses investimentos. | ||
Os projetos de concessão previstos para os próximos anos somam R$ 171 bilhões. Em geral, a operação deles é mais barata: | ||
|
||
Bottom-line: Só 12 das 27 capitais do Brasil têm um sistema de metrô, e concessionárias calculam que a expansão desse meio de transporte para outras cidades brasileiras tem potencial para movimentar mais de R$ 50 bi. |