Concessões são um respiro para a falta de investimentos em trens e metrôs

BRASIL
(Imagem: Brendan Lynch | Reprodução)
Se você anda de trem ou metrô, é provável que ele tenha sido construído por uma empresa privada. Pela 1ª vez, o Brasil tem mais linhas sob concessão (596km) do que em controle estatal (513km).
A relevância: Mais de 8 milhões de pessoas andam de trem ou metrô todos os dias no nosso país, e o sistema ferroviário é um dos indicativos de desenvolvimento de uma cidade ou região.
Acontece que o Brasil investe pouco na ampliação das linhas. Para se ter ideia, no ano passado, só foram construídos 4km de malha ferroviária — sendo que a expectativa era de 16km.
A gente não lidera nem na América Latina, onde a Cidade do México tem mais metrô do que SP — mesmo com população menor.
🛤️ A estrada é longa… Nosso país precisa de R$ 285 bi em investimentos para atender toda a demanda. Para se ter uma ideia, um vagão custa cerca de R$ 1,5 milhão.

É aí que entram as concessões…

O Estado passa a conceder o direito da iniciativa privada de explorar esses serviços em troca de fazer esses investimentos.
Os projetos de concessão previstos para os próximos anos somam R$ 171 bilhões. Em geral, a operação deles é mais barata:
  • Custo/passageiro em uma linha privatizada: R$ 2,00
  • Custo/passageiro em uma linha estatal: R$ 3,20
Bottom-line: Só 12 das 27 capitais do Brasil têm um sistema de metrô, e concessionárias calculam que a expansão desse meio de transporte para outras cidades brasileiras tem potencial para movimentar mais de R$ 50 bi.
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