A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, prossegue com a vacinação contra a dengue na cidade, que é direcionada às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o número mais elevado de hospitalizações pela doença, segundo o Ministério da Saúde. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos. Às segundas e sextas também é possível se vacinar, das 9h às 17h, na Unidade Móvel que funciona no bairro Caxito.
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, com intervalo de três meses de aplicação entre elas. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação no polo escolhido. É importante lembrar que a imunização é fundamental para o público-alvo definido, evitando, principalmente, o desenvolvimento de quadros graves da doença.
Além disso, o enfrentamento à dengue segue em outras frentes na cidade, principalmente com as visitas periódicas às residências feitas pelos agentes de combate às endemias. Durante os ciclos de vistorias, são identificados possíveis focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, além de compartilhadas orientações preventivas que podem ser seguidas pelos moradores.
A população também pode contribuir com o combate ao mosquito por meio da adoção de ações simples, que devem ser desempenhadas diariamente. São elas: manter caixas d’água, galões, toneis, poços e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com telas; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo e/ou entulho; calhas totalmente limpas; além de ser indicado eliminar os pratos dos vasos de plantas.