A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está prestes a firmar um acordo de cooperação técnica para reabilitar animais silvestres apreendidos. Na última terça-feira (21), o gestor Ricardo Torres e sua equipe se reuniram com representantes do Instituto BW para discutir parcerias. Com este acordo, a equipe de veterinários da BW atenderá animais feridos, doentes ou debilitados encontrados em Rio das Ostras, para reintroduzi-los na natureza. Outra parceria futura visa ampliar o monitoramento e a fiscalização do litoral.
O Instituto BW, responsável pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Macaé, realiza ações de educação ambiental em escolas públicas de Rio das Ostras. Além disso, o BW monitora as praias da Bacia de Campos/Espírito Santo, incluindo o Município, como compensação ambiental pelas atividades de exploração e produção da Petrobras na região.
O monitoramento do litoral de Rio das Ostras inclui o resgate de animais marinhos encalhados, como pinguins. Solicitações de resgate devem ser feitas pelo telefone 0800 991 4800. O projeto também monitora aves, tartarugas e mamíferos marinhos, identificando as causas dos óbitos dos animais encontrados mortos nas praias.
Os educadores ambientais Thiago Graça, também zootecnista, e Ramon Rodrigues, apresentaram projetos da ONG, destacando os danos causados pelo lixo nas praias. Plásticos, anzóis, linhas e outros objetos descartados no mar e na areia são frequentemente ingeridos por tartarugas e outros animais, podendo causar a morte desses animais.