Os ovos, reconhecidos pela sua versatilidade e valor proteico, estão se tornando ainda mais populares nas mesas brasileiras. A partir de março, eles trarão informações impressas diretamente na casca, como a data de validade e o número de registro do produtor, conforme o Decreto nº 1.179 (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Isso visa reforçar a posição do Brasil como grande produtor e exportador de ovos, aumentando a confiança no mercado interno e externo.
Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), afirma que a medida pretende aumentar a transparência e a segurança alimentar no setor.
“Ela acompanha as demandas de modernização na avicultura, reforçando o compromisso com boas práticas de produção e com a qualidade dos produtos oferecidos. Aos supermercadistas, o recado é claro: fiquem atentos às novas exigências e tomem as providências necessárias para manter uma experiência de compra segura e de qualidade para os seus clientes”, ressalta.
A regulamentação exige que informações de validade e procedência estejam visíveis na casca dos ovos quando não há embalagem primária. Se as embalagens primárias ou secundárias forem usadas, devem conter todos os dados exigidos por lei. A tinta utilizada nas marcações dos ovos deve ser atóxica e específica para alimentos, atendendo aos padrões de segurança alimentar estabelecidos pelo MAPA.
Segundo o consultor técnico de alimento seguro da ASSERJ, Flávio Graça, a rastreabilidade dos produtos é uma tendência crescente no setor alimentício. “Essa medida garante a identificação do produto, a qualidade sanitária e oferece mais segurança ao consumidor”, destaca Graça, que também é médico veterinário.
Para mais informações:
Site: https://asserj.com.br/
Instagram: @asserjsupermercados
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/