Profissionais de Macaé estão conquistando reconhecimento nacional ao participarem do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa impulsionar práticas educacionais e aprimorar a gestão escolar. O programa de formação continuada tem proporcionado avanços significativos na atuação dos gestores, com resultados expressivos dentro e fora das salas de aula.
Na última terça-feira (18), o novo ciclo do curso teve início com uma Aula Magna transmitida pelo YouTube, que reuniu educadores de todo o Brasil e destacou a experiência de sucesso de Macaé. Representando o município, a orientadora pedagógica Márcia Alves Corrêa compartilhou detalhes da trajetória local no projeto, que começou em 2023 com apenas 400 vagas nacionais. Em 2024, Macaé consolidou sua participação com a inclusão de 34 diretores da rede municipal e igual número de vagas previstas para o novo ciclo em 2025.
Márcia enfatizou a relevância do curso na criação de uma cultura colaborativa e na capacitação dos diretores. “Os gestores estão se sentindo motivados e estimulados a buscar conhecimento que reflita na qualidade da educação. Essa formação tem sido um divisor de águas ao desenvolver novas habilidades e competências para os desafios diários da escola”, afirmou.
A próxima etapa será marcada pela reunião de orientação aos interessados em integrar a formação em 2025, prevista para esta quinta-feira (20), às 9h, no Auditório Cláudio Ulpiano. O curso é promovido pelo Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), do MEC, em parceria com universidades federais.