Com foco na promoção da conectividade entre representantes do setor energético, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou, na noite de segunda-feira (30), o encontro de boas-vindas do Macaé Energy. O evento, organizado em parceria com a Firjan e a Rede Petro-BC, aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e contou com a presença de autoridades locais, empresários e uma comitiva de Macapá, município da margem equatorial considerado nova fronteira na exploração de petróleo e gás.
A programação do fórum Macaé Energy tem início oficial nesta terça-feira (1º) e se estende até quinta-feira (3), no Royal Palace Hotel, na Praia dos Cavaleiros. A proposta é ampliar o debate sobre os mercados de óleo, gás e energia, promovendo integração e compartilhamento de tecnologias entre os diferentes elos da cadeia produtiva.
Durante o evento, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, destacou a entrega da reforma do Centro de Convenções, o terceiro maior do estado e o maior do interior fluminense, como parte dos esforços para impulsionar o ambiente de negócios local. “A indústria do petróleo é importante, mas nosso foco é melhorar a vida das pessoas. Macaé foi, em abril, o município que mais gerou empregos no Estado do Rio, e superou o saldo de cinco estados juntos”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, reforçou a importância dos investimentos recentes na Bacia de Campos e o potencial da cidade para se tornar o maior polo de escoamento de gás natural do país. “A experiência de Macaé mostra que cuidar do ambiente de negócios local estimula toda a cadeia produtiva”, pontuou.
O evento também contou com discursos do presidente regional da Firjan, Francisco Siqueira; do representante da Rede Petro-BC, Thadeu Paravidino; e do prefeito de Macapá, Antônio Furlan, que celebrou a parceria entre os municípios. Também estiveram presentes o vice-prefeito Fabiano Paschoal, representantes da Petrobras e secretários municipais das pastas de Qualificação Profissional, Trabalho e Renda, e Turismo.