A Secretaria de Saúde de Macaé anunciou que as unidades de saúde do município já estão seguindo as novas diretrizes do Ministério da Saúde para vacinação contra a meningite. A principal mudança é a substituição da vacina meningocócica C pela meningocócica ACWY como dose de reforço aos 12 meses de idade, ampliando a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y.
Segundo a coordenadora de Imunização, Lorrainy Fagundes, crianças que já receberam o reforço com a vacina C são consideradas com o esquema vacinal completo. As doses iniciais aos três e cinco meses continuam sendo feitas com a meningocócica C, mas o reforço será com a ACWY. Adolescentes de 11 a 14 anos seguem recebendo a ACWY conforme o histórico vacinal.
Para vacinação, é necessário apresentar documento de identificação da criança e a carteirinha de vacinação. Em 2025, o Brasil já registrou 4.406 casos de meningite, sendo 1.731 bacteriana, 1.584 viral e 1.091 de outras causas. Vacinas como BCG, Penta e Pneumocócicas também contribuem para a prevenção da doença.