A Secretaria de Saúde de Macaé começou a aplicar a segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O reforço é destinado àqueles que receberam a primeira dose há pelo menos 90 dias. O imunizante está disponível nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Casa da Vacina e no Pronto Socorro do bairro Aeroporto.
A coordenadora do Programa de Imunizações, Lorrainy Fagundes, reforça que ainda há doses disponíveis para quem não iniciou o esquema vacinal. A vacina, que agora integra o calendário oficial para adolescentes, exige a presença de um responsável no momento da aplicação, além da apresentação do cartão do SUS ou CPF e da caderneta de vacinação.
A Secretária Executiva de Atenção Básica, Simone Sales, alerta para o aumento da circulação do mosquito Aedes aegypti com a chegada das estações mais quentes, e destaca a importância de completar o esquema de duas doses para prevenir internações e óbitos.
Pessoas que tiveram dengue recentemente devem aguardar seis meses para iniciar a vacinação. Já quem contraiu a doença após a primeira dose pode receber a segunda após 30 dias do início dos sintomas. A vacina não é indicada para gestantes, lactantes ou pessoas com histórico de reação alérgica grave à substância ativa ou componentes da fórmula.
Foto: Secom