A 26ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras teve início nesta quarta-feira, 5 de novembro, com o tema “Caminhos e Sabores de Caymmi”, em homenagem ao cantor e compositor Dorival Caymmi. O evento, que segue até 30 de novembro, reúne 16 restaurantes do município com pratos à base de frutos do mar, cujos preços variam entre R$ 35 e R$ 98,99.
Entre as novidades deste ano está a inclusão de dinâmicas interativas, como um brinde exclusivo da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) para quem experimentar pratos de pelo menos cinco estabelecimentos diferentes.
Durante o lançamento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, destacou a importância da parceria entre o poder público e o setor gastronômico, ressaltando o papel da culinária na valorização cultural e no fomento à economia local. O presidente do Núcleo Gourmet, Allan Barros, também elogiou o engajamento dos empresários e a proposta interativa do festival. O evento é promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras, com correalização do Núcleo Gourmet.
RESTAURANTES PARTICIPANTES
Delícias de Casa – Apresenta o prato Sabor de Maré, que traz o mar, a Bahia e o tempero de Caymmi em uma só receita: filé de peixe grelhado, arroz de mariscos com leite de coco e farofa de castanha. Uma homenagem a Caymmi, artista que transformou o som do mar em música.
Paradiso – O prato O Pescador Tem Dois Amor une bacalhau e grãos (arroz e trigo) com temperos especiais, formando uma combinação refrescante e saborosa, acompanhada de salada de grãos e tabule de arroz com bacalhau.
Bartrô – Inspirado na música Maracangalha, o prato traz camarões grelhados no azeite, servidos sobre musseline de batata-doce salpicada com gergelim tostado e molho contemporâneo de maracujá.
Sirizão – O prato Quem Vem pra Beira do Mar celebra a leveza e os sabores da Bahia. O polvo é o destaque, simbolizando as pessoas que, como Caymmi, vinham se banhar nas praias de Rio das Ostras.
Poke da Casa – O Caymmi Sunset é inspirado nas canções e nas cores do mar. Camarões marinados no molho ponzu se encontram com abacate e cebola roxa, criando uma combinação leve e vibrante que lembra um ceviche.
Degusta – O prato Samba da Minha Terra mistura Brasil e México: camarões suculentos em refogado ao estilo moqueca, com pimentões coloridos, pimenta e queijos selecionados, finalizados com camarões empanados no catupiry e crosta panko.
Fornella – A pizza Encanto do Litoral combina salmão com cream cheese cremoso, muçarela, molho especial de maracujá e o molho da casa — uma harmonia perfeita entre o doce e o salgado.
Picanha da Praia – O prato Encanto do Mar é um tributo às águas: arroz de jasmim com curry vermelho, leite de coco e folhas de coentro.
Vila Portuguesa – O prato Acalanto homenageia Dorival Caymmi e sua mãe, de origem portuguesa. Inspirado no tradicional Gambas à Brás, leva camarões salteados com alho, cebola, vinho branco, ovos cremosos, batata palha artesanal e crispy de azeitonas.
Café Melanina – Apresenta a sobremesa Lenda do Abaeté, versão do clássico creme caramelo feito com leite de coco e caramelo de café. Inspirado na Lagoa do Abaeté, em Salvador, que ganhou vida nas canções de Caymmi.
Bossa – O prato Canoeiro traz filé de salmão grelhado com batata ao murro, pangrattato de coco e espuma leve de moqueca, celebrando os sabores tropicais da Bahia.
Paiol – Homenageia Caymmi com o sanduíche Jangada, preparado com polvo grelhado, tomate confit, aioli de limão-siciliano com coentro, rúcula e pão artesanal.
Rico – O risoto Ondas de Caymmi é inspirado nas melodias e no mar baiano, reunindo frutos do mar com um toque de saudade e brisa salgada — uma verdadeira canção à mesa.
Paladar Nordestino – O prato Barca do Bosque é um filé de linguado recheado com camarões e alho-poró, acompanhado de legumes coloridos e molho de romã, que confere contraste e sofisticação.
Nonna – O Flor do Mar é um capeline recheado com linguado, espinafre e tomate seco, servido com molho de limão-siciliano e ervas, finalizado com pistache crocante.
Madame Merlot – Participa com o prato O Mar Serenou, massa fregola artesanal com molho de tomate, lula, polvo e camarão. O restaurante traz ainda o Espumante Pérola, criado em parceria com a vinícola Garbo, em homenagem aos 33 anos de emancipação de Rio das Ostras.
Foto: Jorge Ronald
























