Reserva Biológica União destaca conservação e educação ambiental em encontro com imprensa local de Rio das Ostras

A Reserva Biológica União, localizada no norte fluminense, foi criada em 1998 a partir da antiga Fazenda União, adquirida em 1939 por uma companhia ferroviária inglesa para abastecer locomotivas a vapor. Após passar ao controle da Rede Ferroviária Federal em 1957 e ser privatizada em 1996, a área foi transformada em unidade de conservação devido ao bom estado de preservação da Mata Atlântica de baixada e à presença do mico-leão-dourado, espécie endêmica e ameaçada de extinção.Administrada pelo ICMBio, a reserva tem como objetivo proteger e recuperar a flora e a fauna da Mata Atlântica. Em 2017, sua área foi ampliada de 2.548 para 7.756 hectares, abrangendo os municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé, formando um corredor biológico estratégico para a conservação da biodiversidade.
Além da proteção ambiental, a unidade mantém um Programa de Educação Ambiental voltado às comunidades do entorno e visitantes, com palestras no Centro de Vivência e atividades como a Trilha Interpretativa Ambiental do Pilão, de 3,3 km, que apresenta a biodiversidade e aspectos ecológicos da região. Situada às margens da BR-101, km 185, em Rocha Leão (Rio das Ostras), a reserva está próxima a cidades como Casimiro de Abreu (21 km), Rio das Ostras (23 km) e Macaé (35 km).

E no dia de hoje, 26 de janeiro, Dia Internacional da Educação Ambiental, a unidade recebeu uma visita especial da imprensa de Rio das Ostras, reforçando seu papel como referência na conservação e na sensibilização ambiental.

Sesc Verão 2026 leva esporte e lazer para 100 mil pessoas em Rio das Ostras
Projeto Ônibus Rosa leva atendimento médico e bem-estar feminino ao Lagomar

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast

[vc_raw_html]JTNDZGl2JTIwY2xhc3MlM0QlMjJjbGV2ZXItY29yZS1hZHMlMjIlM0UlM0MlMkZkaXYlM0U=[/vc_raw_html]