Búzios oferece tratamento preventivo e de urgência no combate ao HIV

Em Búzios é oferecido dois métodos de combate ao HIV, a profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia Pós-Exposição (PEP). O primeiro é um método preventivo, acessível na Policlínica Carlos Ernesto Estevenson, em Manguinhos, e o segundo, apenas para urgências, disponível no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP).

O PrEP, consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. Os interessados precisam ser munícipes e podem, de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h, procurar os responsáveis na sala 20 para as orientações necessárias à inclusão no programa. O PEP é para casos de urgência como em situações de sexo desprotegido, violência sexual e acidente de trabalho, e só funciona se utilizado em espaço de até 72 horas do possível contágio.

Em ambos os métodos as profilaxias criam barreiras contra o vírus do HIV, mas não imunizam contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso a recomendação é o sexo seguro com a utilização de preservativos.

Tags: armação dos búzios rj, búzios rj
Estado garante aporte financeiro para investir no Parque Industrial de Casimiro de Abreu
Búzios tem Semana especial da Mulher com show da banda Melim

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast