Agosto Lilás, em Cabo Frio, terá extensa programação de conscientização para o enfrentamento à violência contra a mulher

Atividade inicia com a instalação de uma faixa, nesta segunda (7), no prédio do Governo Municipal, em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha

A Prefeitura de Cabo Frio inicia nesta segunda (7) uma extensa programação em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento pelo fim da violência contra a mulher. A primeira atividade será a instalação de uma faixa grafitada na fachada do prédio municipal comemorativa dos 17 anos da lei Maria da Penha (Lei Federal n.º 11.340/2006).

A faixa foi produzida pela artista cabo-friense Bianca da Silva Vieira, grafiteira há quinze anos e integrante do grupo Tá na Rua Graffiti. Ativista cultural desde os 17 anos, iniciou atuando em coletivos, como o Mais Mulher, em que promovia palestras para comunidades periféricas do Grande Jardim Esperança e oficinas culturais de hip hop e grafite para as comunidades escolares da região com objetivo de conscientização da cultura e da arte de rua para crianças e jovens.

“O Agosto Lilás é uma campanha que trata da importância da Lei Maria da Penha, que é uma lei federal que define e tipifica a violência doméstica e intrafamiliar contra a mulher como crime. A política pública de enfrentamento à violência contra mulher em Cabo Frio trabalha de forma abrangente no município e seu entorno, tratando tecnicamente com ações e parcerias efetivas. É fundamental combatermos todas as formas de violência a que as mulheres são submetidas. Essa é uma luta de todas, todos e todes“, afirmou a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes.

Na sequência da programação, na quarta-feira (16), estão programadas duas ações: a primeira, às 14h, será uma visita técnica e de cooperação à Casa da Mulher Buziana, cujo objetivo é conhecer a política social para mulheres, implantada em Armação dos Búzios, com vistas ao intercâmbio de experiências.

No mesmo dia, às 16h, acontece a live “Avanços e desafios da Lei Maria da Penha e os rebatimentos nos atendimentos a mulher”. O encontro será on-line, transmitido pelo Facebook da Prefeitura e conduzido pelas advogadas do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam Polo). A proposta é apresentar reflexões sobre a relação da lei e os atendimentos; dados dos atendimentos, como perfil das mulheres e tipificação das violências; e o papel das advogadas.

Na quinta-feira (17), a partir das 14h, acontece o encontro das equipes da Superintendência dos Direitos da Mulher e das duas unidades do Ceam, o polo, no Braga, e o de Tamoios; com a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Waleska Garcez, na Sala de Atividades da corporação.

Já na quarta-feira (23), a partir das 14h, acontece o “Chá com a Rede Tamoios”, que será realizado no Ceam Rosa da Farinha. A mediação será feita pelas equipes das unidades do Ceam e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

O objetivo do encontro é reunir a rede local de Tamoios para promover o intercâmbio de experiências, abordar o fluxo de atendimento, e a apresentação dos dados estatísticos e das atividades do Comdim.

Na terça-feira (29), a partir das 10h, acontece o seminário “Experiências Interdisciplinares e a Lei Maria da Penha no Campo de Estágio”, para apresentação individual das estagiárias do curso de Serviço Social: reflexões sobre o campo de estágio, perfil das assistidas e avaliação. O local será confirmado posteriormente.

Para fechar a programação, duas atividades. A primeira, na quarta (30), das 13h às 17h, na Praça Porto Rocha, haverá um encontro com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher com objetivo de Integrar os diversos segmentos que participam e contribuem com a luta pelo fim da violência contra a mulher.

Na quinta (31), no auditório da prefeitura, às 9h, acontece a reunião “Trabalhamos para que as Mulheres tenham uma vida sem violência” com a rede de enfrentamento a violência contra a Mulher e a aplicabilidade da lei Maria da Penha, que vai apresentar as políticas públicas da Superintendência dos Direitos da Mulher como o Grupo Reflexivo do Homem; os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams) Polo, no Braga, e Rosa da Farinha, em Tamoios; o Conselhoi Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); bem como os parceiros Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

Fonte: Prefeitura

Cabo Frio participa da mais importante feira de turismo do interior do Estado de São Paulo
Programa Melhor em Casa, em Cabo Frio, possibilita tratamento domiciliar de bebê, após mais de um ano e meio de internação

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast