A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (13), um requerimento que solicita informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (Cemeaes). A iniciativa partiu da vereadora Leandra Lopes (PT) e recebeu apoio do líder do governo, Cesinha (Cidadania), presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência (PcD).
Os Cemeaes oferecem atendimento complementar a alunos da rede regular, com foco em inclusão educacional, por meio de atividades no contraturno em quatro unidades: Centro, Barra, Córrego do Ouro e Aeroporto. Leandra destacou a importância do serviço e informou o envio de emenda impositiva para ampliar o atendimento e aquecer a piscina utilizada nas terapias.
A parlamentar também defendeu a criação de um novo polo na Aroeira e a expansão da unidade do Centro. Cesinha alertou para a indefinição sobre a secretaria responsável pelo órgão, atualmente sob a gestão da Educação, mas com entendimento de que deveria ser vinculado à Saúde. Ele reforçou que, mesmo em caso de transição, os serviços não podem ser interrompidos.
Foto: Ivana Gravina