Junho é marcado pela campanha que combate a violência contra a pessoa idosa, conhecido como “Junho Violeta”. Esse movimento surgiu no Brasil devido ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado dia 15. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e para divulgar as formas de denunciar e combater. Durante este mês, a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa realizarão ações de conscientização que vão ocorrer nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras.
Uma roda de conversa deu início as ações nesta terça, dia 13, no Cras Central, em Nova Cidade, para dialogar sobre a temática da campanha. A secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, iniciou a roda de conversa, explicando que o intuito destes encontros é unir esforços da sociedade civil, órgãos públicos e privados, profissionais e simpatizantes para potencializar iniciativas e propagar informações sobre a causa.
“Essa conversa tem o propósito de conscientizar a todos sobre o tema e esclarecer quais os tipos de violência, onde buscar ajuda, como denunciar e as ações efetivas para proteger a população idosa, ressaltou a coordenadora do Cras”, Andréa Vasconcelos.
A roda de conversa foi ministrada por Cristina Lúcia Santana de Souza, vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI/RO, e Roberta Vieira Santa Cruz Costa, advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
“O momento que tivemos foi importante tanto para valorizar as pessoas idosas de nossa Cidade como para repudiar qualquer ato de agressão e violência enfrentado por elas. O envelhecimento saudável e ativo é um direito e uma responsabilidade de todos nós, portanto qualquer ato de violência que se tenha conhecimento ou suposta violação de direitos de qualquer pessoa idosa, é nosso dever de cidadão comunicar, de imediato, as autoridades competentes”, contou Cristina Lucia Santana de Sousa.
ATIVIDADADES PARA IDOSOS – Embora o município concentre esforços na campanha “Junho Violeta”, a Prefeitura de Rio das Ostras também oferece atividades gratuitas para os idosos, justamente nas unidades do Cras, reunindo usuários com 60 anos ou mais, promovendo espaço para a convivência no lazer ao proporcionar integração e socialização e, também, para a vivência de novas experiências. São realizadas atividades como alongamento, oficina de dança, oficina da memória, oficina de música, raciocínio lógico, e oficina socioeducativa, ensaios para apresentações, roda de conversa, palestras e passeios socioeducativos.