A campanha “Esse problema também é meu”, lançada pela Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, dará ao carnaval deste ano um enfoque especial no combate à importunação e violência contra a mulher, além da divulgação de canais de proteção. A Secretaria está articulando com setores como o Polo Gastronômico de Cavaleiros e o Macaé Convention & Visitors Bureau para preparar ações que envolvam profissionais que atuarão em bares, restaurantes e hotéis.
O objetivo é distribuir folders, leques e afixar cartazes em pontos estratégicos dos estabelecimentos, como banheiros e corredores, com contatos telefônicos para que a população, especialmente mulheres vítimas de assédio ou violência, possam acionar.
De acordo com a Secretária de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, hotéis, pousadas e restaurantes em Macaé já estão sendo visitados para garantir que estejam preparados para prevenir constrangimentos e violência contra as mulheres durante o carnaval. A economia da cidade deve se aquecer com o aumento do turismo, e garçons e outros profissionais da área hoteleira estão recebendo orientações para identificar situações de assédio ou vulnerabilidade. Uma das ações será a oferta de cardápios e drinks que façam alusão ao socorro, denúncia e proteção, conforme a campanha.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres funciona na Rua Dr. Luiz Bellegard, 139, Imbetiba, e atende através dos telefones: (22) 99817-0976, (22) 2791-6620, 2796-1149 no endereço eletrônico: secretariadamulher@macae.rj.gov.br. Vale lembrar que o telefone do Fala Mulher é (22) 99286-2944 (aceita ligações a cobrar) – das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.