Casa das Meninas charcutaria terra e mar abre as portas no Centro Histórico de Paraty

A Casa das Meninas foi batizada assim por conta dos amigos. “Bora para a Casa das Meninas?”. No local frequentado pelos amigos habitués, hoje funciona também a linha de produção da primeira charcutaria artesanal terroir de Paraty. A boa notícia é que as sócias Anna Paula Barreto e Maria Claudia Franca inauguram, hoje, dia 2 de fevereiro, no Centro Histórico de Paraty, um novo espaço, que será um misto de delicatessen, charcutaria artesanal e bar de Tapas.


Com um ambiente aconchegante, de 18 m2 e capacidade para 15 pessoas, o público vai se sentir em casa para provar as delícias das linhas terra e mar, servidas em forma de tábuas com charcutaria de primeira qualidade. São curados, maturados, fermentados, defumados de porco, de boi e de peixes e frutos do mar. Sanduíches e porções, com direito a um produto iguaria toda semana e um prato diferente aos sábados, além de todo um leque de produtos harmonizados com chutneys, geleias e antepastos que,
combinados entre si, viram uma explosão de sabores, e que podem ser servidos em tábuas personalizadas ou porções. Para acompanhar, há opções de vinhos, espumantes, cervejas artesanais, uísques ou até mesmo uma cachacinha da região. “Nossa ideia é servir essas delícias com um conceito de praticidade, para comer com as mãos”, explica Anna.


O novo espaço também venderá toda a linha grab’n go, ou seja, o cliente pode optar por levar produtos fatiados e pesados na hora, em potes, ou mesmo os pratos servidos no salão. “Começamos a nossa produção sempre aproveitando os insumos locais, com aroma da Mata Atlântica – sua fauna e flora inspirando cada pote, cada produto, fazendo as geleias, antepastos e chutneys, das frutas e verduras, e só então partimos para a charcutaria. Primeiro com porco e boi, e, em seguida, a Charcutaria do Mar, nossos queridinhos”, conta Anna Paula. O próximo passo foi aprimorar saberes com a consultoria da chef Tatianna Cirinno ou “Menina Charcuteira” que, inspirada na riqueza marítima da cidade, sugeriu às sócias explorarem a grande diversidade de espécies dos mares de Paraty. Dessa maneira, a dupla passou a produzir um vasto cardápio de charcutaria marítima, com o boudin de peixe e camarão, o polvo defumado, a manteiga de siri, a linguiça de arraia defumada no vermute, os mariscos defumados, as ovas de tainha à caiçara, o salame de peixe branco e peixes curados “A cozinha caiçara é nossa base, o resto é inspiração, criação e execução”, explica Anna que tempos depois, passou a explorar ainda mais a fermentação, criando o salame de atum e guanciale, baseado no conceito surf and turf, que liga o porco ao peixe,
mesclando sabores e texturas, curados e maturados nas câmaras que ficam no sítio.


Na linha terra, os produtos se dividem em curados, maturados, fermentados e defumados, onde se destacam as linguiças, seguidos dos curados e maturados copa, guanciale, filetto dourado e os defumados como o pastrame, o lombinho, e os fermentados como o salame Friulano e o caçadora. “Buscamos a tradição, o respeito ao alimento e ao tempo de cada peça, cada produto. A gente brinca que Charcutaria é sal, pimenta, açúcar e uma boa dose de paciência”, conta.

E, na linha mar, a vedete fica a cargo do jamón de atum, que leva a textura do jamóm ibérico, sendo curado e maturado, e filetado na frente do cliente, na Jamoneira.

Serviço:
Casa das Meninas Charcutaria Terra & Mar – Produção Rua José Mendonça Faria, 4248 – Ponte Branca Aberto: 16h às 24h
Segunda, quinta, sexta, sábados e domingos
Terças e quarta – não funciona
Endereço: Centro Histórico
$ – débito, crédito, pix e dinheiro – Capacidade – 15 pessoas.

Fotos:  @fotosincriveisparaty

Búzios: Meios de hospedagem comemora taxa de ocupação de janeiro

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast