CER Flore’Ser inaugura Centro de Terapia Equoterapia

A terapia, indicada para diferentes tipos de comprometimentos motores, promete ser um grande diferencial para o equipamento

Em parceria com a Prefeitura de Iguaba Grande e através da secretaria de Saúde, o CER Flore’Ser (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), inaugurou na sexta-feira (07), o Centro de Equoterapia Rancho 2A. A implantação deste tratamento é uma conquista para os usuários do equipamento e acontecerá todas as terças e sextas, das 8h às 17h, na Rua Pedro Chaves da Costa s/n.º, Sapeatiba Mirim.

Nesta primeira etapa, 24 crianças serão atendidas e acompanhadas pela psicóloga, Ana Beatriz Martins, a fisioterapeuta, Monique Valle, a equitadora e domadora, Mônica Prizzo e o treinador e guia, Gustavo Henrique. Todos os profissionais com formação pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil).

“Estamos inaugurando um importante serviço, muito esperado pelos usuários do equipamento. A equoterapia é um dos principais tratamentos de reabilitação para pessoas com limitações físicas ou mentais. Portanto, é uma satisfação poder proporcionar o melhor para a população. É um compromisso da nossa gestão em desenvolver esse trabalho de cuidado e inclusão”, disse a Secretária de Saúde, Carla Valle.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A terapia busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais.

A equoterapia no Flore’Ser será voltada para o tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos; comprometimentos mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, distúrbio de atenção, percepção, fala, linguagem, entre outros.

“Esta terapia traz inúmeros benefícios, melhora a parte cognitiva da criança, o relacionamento, a afetividade, o equilíbrio e a condição neurológica. Temos agora no município um método terapêutico que irá complementar outros tratamentos”, explicou a Coordenadora do Flore’Ser, Geisiane Rodrigues.

A equitação terapêutica para crianças com deficiência foi realizada, pela primeira vez, pela fisioterapeuta Eilset Bodtker, na Noruega, em 1954. Em 1967, foi fundado o primeiro Centro de Equitação para pessoas com deficiências, nos Estados Unidos. No Brasil, esse método chegou em 1971, trazido pela Dra. Gabriele Brigitte Walter, e vem sendo estudado e aplicado com sucesso ao longo dos anos.

O trabalho do CER Flore’Ser em Iguaba Grande

O Flore’Ser é um serviço de atenção ambulatorial que realiza avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, além de trabalhar com a habilitação funcional e psicossocial das pessoas com deficiência. Com o objetivo de criar autonomia e independência, o espaço atende a pacientes até 17 anos, 11 meses e 29 dias.

Além disso, também visa promover os cuidados da saúde, especialmente no processo de habilitação e reabilitação física, intelectual e, também, desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação precoce de deficiência na fase pós-natal, infância, adolescência e vida adulta.

O local atende desde crianças e adolescentes com o Transtorno de Espectro Autista (TEA), seja leve e/ou moderado e com diagnóstico clínico estável, como também Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos do Desenvolvimento Intelectual, Síndromes com Comprometimento Intelectual e Paralisia Cerebral.

São cerca de 380 usuários ativos no equipamento. Somente no mês de junho foram realizados mais de 1900 atendimentos. O espaço possui uma equipe multidisciplinar especializada composta por: Neurologista, Psicólogo, Psicopedagoga, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, além da Terapia Ocupacional, Musicoterapia e Serviço Social.

A unidade fica localizada na Rua Dr. Antônio Teixeira, n.º 40, Cidade Nova, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para acessar o atendimento, o usuário precisa de um encaminhamento do médico e levar até a Central de Regulação, localizada na secretaria de Saúde.

Prefeitura investe em três novas quadras poliesportivas no município de Iguaba Grande
Projeto Criança Feliz realiza capacitação para servidores de Rio Bonito

As mais lidas

WebTV

Rádio

Podcast