A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, promoveu no sábado (05/10) a formatura da 2ª edição do projeto Body Surf Salva de 2024, que teve início no dia 8 de junho. A formatura, que contou com a participação dos voluntários e alunos da 1° e 3° turmas, ocorreu na praia de Cordeirinho com demonstração das habilidades adquiridas, além de depoimentos sobre a jornada de aprendizado e crescimento pessoal dos formandos. Cerca de 180 alunos participaram da ocasião.
“Hoje realizamos a cerimônia de finalização de mais uma turma onde a importância é baseada na prevenção, salvamento aquático. É muito importante a gente estar capacitando jovens que são moradores de outros municípios visíveis, porque muitos vêm com o índice de entrar no mar, que é o nosso atrativo maior do município. Então, eles têm a noção do que é o mar antes de entrar, o que é uma prevenção, fazer acontecer o respeito, saber que tem um mar de tombo”, disse a coordenadora do Núcleo de Proteção e Defesa Civil, Raquel Lima.
Durante as aulas, os alunos receberam treinamentos básicos de salvamento aquático que foram abordados e colocados em prática, como primeiros socorros, prática do reboque para o caso de afogamentos, noções de trabalho em equipe para o salvamento marítimo e técnicas de aquacidade. Vale destacar que o Body Surf Salva envolve toda a equipe de profissionais da Defesa Civil, oferecendo todas as medidas de segurança aquática aos participantes.
Para o aluno Thales Conceição, de 16 anos, é gratificante poder fazer parte do projeto. “Eu adorei. Aqui consegui perder o medo de entrar no mar e aprender muito sobre ele”, afirmou o morador de Itaipuaçu.
Caroline Nogueira, mãe do Miguel Nogueira, de 15 anos, agradeceu a oportunidade. “É legal ver a dedicação, ele levanta todo sábado disposto a vir, gostar do projeto. Ele ama o mar, então assim, aprender a respeitar, a saber entrar é importante. Muito bacana o projeto”, disse a mãe. “Foi muito bom aprender com os guarda-vidas e todas as dicas”, completou o jovem.
Sobre a modalidade
O Bodysurf, surfe de peito ou o popular jacaré é considerado a forma mais pura e original de deslizar sobre as ondas, valendo-se apenas do próprio corpo para fluir.